Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9813
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jornalismo comunitário periférico: o Maré de Notícias e a cobertura da Covid-19 no Instagram
Autor(es): Ledesma, Caroline Cardias de Souza
Primeiro Orientador: Baccin, Alciane Nolibos
Coorientador: Schwartz, Clarissa
1° Membro da banca: Belochio, Vivian de Carvalho
2° Membro da banca: Silva, Hélio Euclides da
Resumo: Frente a um cenário de desigualdades estruturais aprofundadas pela pandemia de Covid-19, as comunidades periféricas e favelas brasileiras foram gravemente afetadas pela crise sanitária que assolou o Brasil. Assim, este trabalho tem por objetivo compreender como o jornal comunitário Maré de Notícias atuou de forma contra-hegemônica para informar sobre o coronavírus durante a pandemia de Covid-19, por meio do Instagram, para mais de 140 mil moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Para tanto, discutimos conceitos fundamentais para compreender o trabalho realizado pelo jornal, como comunicação hegemônica, comunicação comunitária, mídias sociais digitais em rede e necropolítica. Nos inspiramos na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977; 2011), tendo como técnicas entrevistas feitas aos jornalistas e a análise de 15 meses de publicações no Instagram do jornal referentes à pandemia. O Maré de Notícias reafirmou a importância de narrativas não-hegemônicas através do jornalismo comunitário ao informar sobre a Covid-19 no Instagram priorizando a vivência e a voz das populações historicamente silenciadas e apontando reflexões urgentes sobre a necessidade de políticas públicas que fomentem a seguridade social nos espaços periféricos. O jornal não apenas informou como também resistiu e mobilizou, contribuindo para a proteção do território e fortalecendo o jornalismo comunitário brasileiro em uma iniciativa que deve ser reconhecida e incentivada como parte fundamental da democratização da informação.
Resumen: Frente a un escenario de desigualdades estructurales profundizadas por la pandemia del Covid-19, las comunidades periféricas y favelas de Brasil se han visto gravemente afectadas por la crisis sanitaria que ha asolado Brasil. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo entender cómo el periódico comunitario Maré de Notícias actuó de forma contrahegemónica para informar a más de 140.000 residentes del Complexo da Maré en Río de Janeiro sobre el coronavirus durante la pandemia Covid-19 a través de Instagram. Para ello, discutimos conceptos fundamentales para entender el trabajo realizado por el periódico, como comunicación hegemónica, comunicación comunitaria, medios sociales digitales y necropolítica. Nos inspiramos en el Análisis de Contenido (Bardin, 1977; 2011), utilizando como técnicas entrevistas con periodistas y un análisis de 15 meses de posts en la cuenta de Instagram del periódico relacionados con la pandemia. Maré de Notícias reafirmó la importancia de las narrativas no hegemónicas a través del periodismo comunitario al informar sobre Covid-19 en Instagram, priorizando la experiencia y la voz de poblaciones históricamente silenciadas y apuntando a reflexiones urgentes sobre la necesidad de políticas públicas que fomenten la seguridad social en espacios periféricos. El periódico no solo informó, sino que resistió y se movilizó, contribuyendo a la protección del territorio y fortaleciendo el periodismo comunitario brasileño en una iniciativa que debe ser reconocida e incentivada como parte fundamental de la democratización de la información.
Palavras-chave: Jornais comunitários
Jornalismo
Pandemias
Comunidades
Periferias
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
Periódicos comunitarios
Periodismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: LEDESMA, Caroline Cardias de Souza. Jornalismo comunitário periférico: o Maré de Notícias e a cobertura da Covid-19 no Instagram. 2024. 158 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9813
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Cardias de Souza Ledesma 2024.pdf6.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.