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Tipo: Dissertação
Título: Elaboração e aplicação de um curso de introdução à plataforma Arduino-Ardublock-ESP32
Autor(es): Lopes, Ricardo Gomes
Primeiro Orientador: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
1° Membro da banca: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
2° Membro da banca: Silva, Camila Brito Collares da
3° Membro da banca: Lucchese, Márcia Maria
Resumo: Esta dissertação se insere no contexto da pesquisa relacionada ao ensino de programação e automação de experimentos, mais especificamente na plataforma Arduino. No entanto, para isso, buscamos compreender o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê em relação ao ensino de programação em suas competências e habilidades, promovendo uma discussão sobre a presença desses tópicos na BNCC. Durante o presente projeto, enfatizamos que o ensino de programação e automação de experimentos é necessário, pois a sociedade está passando por uma das mais significativas mudanças tecnológicas, a quarta revolução industrial, também conhecida como a Indústria 4.0. Assim como em todas as outras revoluções, a sociedade sofreu modificações significativas, incluindo o sistema de ensino. Propomos, neste projeto, superar a discussão sobre "devemos ensinar programação e automação?" para introduzir um novo questionamento: "como iremos ensinar?". Considerando as mudanças tecnológicas, realizamos uma pesquisa em periódicos de ensino para coletar dados sobre quantos trabalhos nessa temática utilizavam referenciais teóricos de ensino e como os aplicavam. Em nossa prática pedagógica, adotamos o pensamento computacional como referencial teórico para um curso introdutório à plataforma Arduino-Ardublock-ESP32, com foco no interesse dos alunos. Isso resultou na construção de um material sobre a aplicação de um projeto em um sistema de irrigação automatizado e na elaboração de capítulos relacionados à aplicabilidade da tecnologia em novos contextos. O curso consistiu em 10 capítulos, sendo 6 na primeira parte e 4 na segunda parte. Foram realizados 11 encontros, ministrados de forma mista entre remoto e presencial, com duração de 1 hora cada. Diante das mudanças tecnológicas, procuramos indícios da hipótese relacionada à intercambialidade dos pilares do pensamento computacional. Com base nos resultados obtidos, analisamos aspectos referentes à intervenção, explorando suas potencialidades e pontos de fragilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa proposta por Damiani para conduzir essa análise. O produto educacional resultante é a construção de uma apostila e as modificações no Ardublock, criando uma base de programação para a plataforma ESP32.
Abstract: This dissertation fits into the context of research related to the teaching of programming and experiment automation, specifically on the Arduino platform. However, for this purpose, we seek to understand what the National Common Curricular Base (BNCC) envisages regarding programming education in its competencies and skills, fostering a discussion about the presence of these topics in the BNCC. Throughout this project, we emphasize that teaching programming and experiment automation is necessary as society undergoes one of the most significant technological changes, the fourth industrial revolution, also known as Industry 4.0. Similar to previous revolutions, society has undergone substantial modifications, including the education system. In this project, we propose moving beyond the discussion of "should we teach programming and automation?" to introduce a new question: "how should we teach?" Considering technological changes, we conducted research in teaching journals to gather data on how many works in this theme used theoretical teaching frameworks and how they applied them. In our pedagogical practice, we adopted computational thinking as a theoretical framework for an introductory course on the Arduino-Ardublock-ESP32 platform, focusing on students' interests. This led to the development of material on the application of a project in an automated irrigation system and the creation of modules related to the applicability of technology in new contexts. The course comprised 10 modules, with 6 in the first chapter and 4 in the second. We conducted 11 sessions, delivered in a hybrid format of both remote and in-person, each lasting 1 hour. In the face of technological changes, we sought evidence related to the interchangeability hypothesis of the pillars of computational thinking. Based on the results obtained, we analyzed aspects related to the intervention, exploring its potential and points of fragility. We used the research methodology proposed by Damiani to conduct this analysis. The resulting educational product is the creation of a workbook and modifications to Ardublock, establishing a programming foundation for the ESP32 platform.
Palavras-chave: Indústria 4.0
Arduino
Ardublock
ESP32
Revisão da literatura
BNCC
Industry 4.0
Arduino
Ardublock;
Literature review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: LOPES, Ricardo Gomes. Elaboração e aplicação de um curso de introdução à plataforma Arduino-Ardublock-ESP32. 2023. 229f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9691
Data do documento: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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