Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9387
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A participação de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The participation of students with spectrum disorders autist in physical education classes in elementary school |
Autor(es): | Apesteguy, Gabriele Ferreira Martins |
Primeiro Orientador: | Graup, Susane |
Coorientador: | Engers, Patrícia Becker |
Resumo: | As dificuldades e potencialidades no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm sido muito discutidas. No entanto, pouco se debate sobre como acontece a participação destes alunos nas aulas de Educação Física. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar a participação dos alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva observacional, na qual serão avaliados professores que ministram aulas de Educação Física em uma escola do município de Uruguaiana/RS. Neste contexto, a população do estudo se constitui de 22 unidocentes dos anos iniciais e 2 professores da disciplina de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. A amostra foi composta por todos aqueles que aceitaram participar voluntariamente e tem alunos com TEA inseridos nas turmas. Foi realizada uma entrevista semiestruturada sobre o perfil dos professores, formação profissional, conhecimento sobre a temática, percepção sobre a participação dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física e as estratégias utilizadas para inclusão destes alunos nas aulas. Ainda, foram realizadas observações de no mínimo 2 aulas de cada professor, tendo como resultado as estratégias utilizadas para possibilitar a participação do aluno com TEA.Concluiu-se, assim, que são necessárias adaptações no planejamento por parte do professor que leciona para alunos com TEA, de modo que sejam propostas atividades mais lúdicas e concretas, visando tornar o processo de aprendizagem mais atrativo para esses alunos e também para os demais alunos da turma, sendo também necessária a oferta de cursos de capacitação para as docentes e auxiliares de inclusão presentes nas aulas em todo o momento. |
Abstract: | The difficulties and potentialities in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) have been much discussed. However, little is discussed about how these students participate in Physical Education classes. In this sense, the aim of this study was to analyze the participation of students with Autism Spectrum Disorder in Physical Education classes at a public school in the city of Uruguaiana/RS. This is a cross-sectional, observational descriptive research, in which teachers who teach Physical Education classes in a school in the city of Uruguaiana/RS will be evaluated. In this context, the study population consists of 22 teachers in the early years and 2 teachers of the Physical Education discipline in the final years of Elementary School. The sample consisted of all those who voluntarily agreed to participate and had students with ASD included in the classes. A semi structured interview was carried out about the profile of the teachers, professional training, knowledge about the subject, perception about the participation of students with ASD in Physical Education classes and the strategies used to include these students in the classes. Also, observations were made of at least 2 classes of each teacher, resulting in the strategies used to enable the participation of students with ASD. Thus, it is possible to conclude that adaptations are necessary in the planning by the teacher who teaches students with ASD, so that more playful and concrete activities are proposed, aiming to make the learning process more attractive for these students and also for other students. of the class, and it is also necessary to offer training courses for the teachers and inclusion assistants who are present in the classes at all times. |
Palavras-chave: | School Inclusion Physical Educacion Educação Física Transtorno do Espectro Autista Autistic Spectrum Disorder Inclusão Escolar Autismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | APESTEGUY, G.F.M. A participação de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física no ensino fundamental. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9387 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIELE FERREIRA MARTINS APESTEGUY.pdf | 675.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.