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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Evasão nos cursos de graduação na Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito
Autor(es): Bruno, Juliana Carvalho
Primeiro Orientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
1° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
2° Membro da banca: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
3° Membro da banca: Moraes, Maria Silvana Aranda
Resumo: O presente trabalho tem como tema a evasão no Ensino Superior, que caracteriza o abandono pelo aluno do curso, da instituição ou do sistema de ensino. É um fenômeno complexo causador de prejuízos tanto para o aluno como para a Universidade e para a sociedade. A partir do tema surge a pergunta de pesquisa: quais são os indicadores de evasão nos cursos da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito nos anos de 2019 a 2022? Para responder à questão elencou-se como objetivo: identificar os índices e possíveis indicadores relacionados à evasão nos cursos da Unipampa, Campus Dom Pedrito, nos anos de 2019 a 2022. Para melhor entender o fenômeno de evasão, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, tendo como procedimento a análise de documentos coletados no banco de dados da instituição. A análise dos dados foi estruturada em três fases e descrita de acordo com Bardin (2011), como pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados demonstram que não há um curso com maior índice de evasão, refutando a hipótese inicial das Licenciaturas terem maiores índices. Indicam que a cada ano, um curso teve maior índice de evasão, ou seja, em 2019, o curso de Enologia com 34,11%, em 2020 a Educação do Campo com 55,68%, em 2021 a Enologia com 51,85% e em 2022 a Zootecnia com 63,63%. A evasão está relacionada a diversos indicadores, problemas pessoais dos estudantes, mudança da cidade de residência, distância da família, problemas de saúde mental, didática de alguns docentes, obtenção de bolsas/auxílios financeiros, dificuldade de aprendizagem, entre outros. A evasão não está relacionada a um único elemento. Por fim conclui-se que o fenômeno de evasão não é de fácil explicação, pois não tem um motivo específico, mas algumas ações podem contribuir com o enfrentamento, tais como a divulgação das bolsas/auxílios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, a divulgação do Núcleo de Promoção de saúde mental e práticas desportivas, sensibilização para obter mais respostas nos questionários submetidos aos alunos evadidos da graduação, e mobilização dos alunos regulares para responderem o questionário, para detectar quais problemas estão encontrando para permanecer na instituição de ensino, mobilizando na discussão os setores da universidade.
Resumen : The present work has as its theme evasion in Higher Education, which characterizes the student's abandonment of the course, institution or education system. It is a complex phenomenon that causes harm to both the student, the University and society. From the theme, the research question arises: what are the dropout indicators in courses at the Federal University of Pampa, Campus Dom Pedrito in the years 2019 to 2022? To answer the question, the objective was: to identify the rates and possible indicators related to evasion in courses at Unipampa, Campus Dom Pedrito, in the years 2019 to 2022. To better understand the phenomenon of evasion, qualitative research was carried out, characterized as a case study, using the analysis of documents collected in the institution's database as a procedure. Data analysis was structured into three phases and described according to Bardin (2011), as pre-analysis, exploration of the material and treatment of results. The results demonstrate that there is no course with a higher dropout rate, refuting the initial hypothesis of Bachelor's degrees having higher rates. They indicate that each year, one course had a higher dropout rate, that is, in 2019, the Enology course with 34.11%, in 2020 Rural Education with 55.68%, in 2021 Enology with 51.85 % and in 2022 Animal Husbandry with 63.63%. Dropout is related to several indicators, students' personal problems, change of city of residence, distance from family, mental health problems, teaching of some teachers, obtaining scholarships/financial aid, learning difficulties, among others. Evasion is not related to a single element. Finally, it is concluded that the phenomenon of evasion is not easy to explain, as it does not have a specific reason, but some actions can contribute to combating it, such as the dissemination of scholarships/aid from the Dean of Student and Community Affairs, the dissemination of the Center for the Promotion of mental health and sports practices, awareness raising to obtain more answers in the questionnaires submitted to students who dropped out of graduation, and mobilization of regular students to answer the questionnaire, to detect what problems they are encountering in remaining at the educational institution, mobilizing sectors of the university in the discussion.
Palabras clave : Evasão no ensino superior
Unipampa
Estudo de Caso
Higher education dropout
Case study
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : BRUNO, Juliana Carvalho. Evasão nos cursos de graduação na Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito. 2023. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9306
Fecha de publicación : 12-jul-2023
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências da Natureza

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