Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9252
Tipo: | Dissertação |
Título : | Atividades investigativas e a temática plantas : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em química orgânica |
Autor(es): | Mincolla, Gabriel castilho |
Primeiro Orientador: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
1° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
2° Membro da banca: | Guadagnini, Paulo Henrique |
3° Membro da banca: | Machado, Aniara Ribeiro |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa versa sobre a utilização de atividades investigativas e a temática plantas como contribuição para o processo de Ensino e Aprendizagem em Química Orgânica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do curso de Técnico Agropecuário Integrado ao Ensino Médio de uma escola de Educação Profissional localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul. O Ensino por Investigação tem se destacado como uma abordagem didática nas salas de aula, considerando e potencializando o papel ativo dos estudantes, a construção de relações entre práticas escolares e práticas cotidianas e a aprendizagem para a mudança social. O Ensino de Química através de atividades investigativas com o planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas com cunho de investigação, tem possibilitado uma visão mais ampla do conhecimento e a construção da cidadania. Diante disso, foi elaborada uma sequência didática investigativa, utilizando a temática plantas com o intuito de contribuir para o aprendizado de funções orgânicas e, consequentemente, proporcionando aos estudantes o reconhecimento do papel da Química e as relações entre o desenvolvimento científico, tecnológico e aspectos sócio, políticos e econômicos. Este estudo apresenta caráter qualitativo, exploratório e trata-se de uma pesquisa-ação. Para coleta de dados foram utilizados vários instrumentos tais como: questionários, exercícios, produção textual, produção de cartazes/portfólios, elaboração de projetos, entre outros. Esses dados foram tratados utilizando a análise de conteúdo. As atividades desenvolvidas neste trabalho contribuíram para que os discentes adquirissem habilidades de resolver problemas, articular saberes adquiridos, habilidade de se posicionar e argumentar, buscando ações de relevância com autonomia, diante de diversas situações propostas; desenvolver a criatividade e a colaboração coletiva, como também, provocar significativas modificações no processo de Ensino e Aprendizagem, contribuindo, ainda com o ensino público pedritense. |
Resumen : | The research work deals with the use of investigative activities and thematic plans as a contribution to the teaching and learning process in Organic Chemistry. The research was developed with students of the Agricultural Technician course Integrated to High School in Vocational Education school located in the extreme south of Rio Grande do Sul. Teaching by Inquiry has stood out as a didactic approach in classrooms, considering and enhancing the active role of students, building relationships between everyday practices and practices and learning for social change. The Teaching of Chemistry through investigative activities with planning and development of didactic sequences with research knowledge has enabled a broader view of knowledge and the construction of citizenship. In view of the investigation, an investigative sequence was elaborated, using the sequence of plants in order to contribute to the learning of organic functions and, consequently, providing students with the recognition of the role of chemistry and as relations between the recognition of the scientific, technological and aspects, political and economic. This study has a qualitative, exploratory and action research. For data collection, several project instruments were used, such as: textual, exercises, production of posters, elaboration of projects, among others. These data were treated using a content analysis. The activities developed were able to work for discs, acquired joints, ability to solve and argue, problems of power resolution, problems of different proposals; to develop creativity and collective collaboration, as well as public provocation in the Teaching and Learning process, leveraging it, even more of Teaching and Learning, promoted, still with pedritense public education. |
Palabras clave : | Ensino por Investigação Atividades Investigativas Química Orgânica Research Teaching Investigative Activities Organic Chemistry |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citación : | MINCOLLA, Gabriel Castilho. Atividades investigativas e a temática plantas : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em química orgânica. 2022. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9252 |
Fecha de publicación : | 13-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Gabriel_final.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.