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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino remoto: desafios para o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental II
Autor(es): Queiroz, Solange Falcão
Primeiro Orientador: Souza, Nathan Bastos de
1° Membro da banca: Souza, Nathan Bastos de
2° Membro da banca: Camargo, Gabriella Cristina Vaz
3° Membro da banca: Félix, Pabrícia Abadia Pereira
Resumo: A pandemia do novo coronavírus aumentou os desafios educacionais do Brasil, pois as pessoas seguem o distanciamento social e novas adaptações são necessárias para minimizar as perdas de aprendizado. Nesta modalidade de ensino, os professores passam a ter diversas ferramentas de apoio e outra estrutura de ensino. No entanto, devido às desigualdades da sociedade brasileira de um lado e do sistema educacional de outro, a dificuldade está na falta de acesso a computadores e à Internet, bem como na formação de profissionais nas plataformas de ensino. Como resultado, poucas organizações estão preparadas para lidar com as consequências naturais do distanciamento social. Inúmeras indústrias estão lutando para se adaptar e encontrar maneiras de superar essa situação. O campo da educação não está imune a esses desafios, mostrando que toda a comunidade escolar está despreparada para uma situação em que a tecnologia pode ser uma ferramenta para facilitar o processo de aprendizagem. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral entender os desafios dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II durante a pandemia com a utilização do ensino remoto. Como objetivos específicos procura-se analisar os fatores sociais impactando diretamente no ensino remoto, verificar as principais dificuldades dos professores de língua portuguesa e compreender como o ensino remoto abalou o ensino público brasileiro. Desse modo, propõe-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e metodológica, a fim de levantar o conhecimento disponível sobre o contexto educacional durante a pandemia e como o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental são ministrados na modalidade remota, verificando as principais dificuldades do uso da tecnologia nesse processo desafiador.
Resumen: La pandemia del nuevo coronavirus ha aumentado los desafíos educativos de Brasil, ya que las personas siguen el distanciamiento social y son necesarias nuevas adaptaciones para minimizar las pérdidas de aprendizaje. En esta modalidad de enseñanza, los docentes cuentan con varias herramientas de apoyo y otra estructura de enseñanza. Sin embargo, debido a las desigualdades de la sociedad brasileña por un lado y del sistema educativo por el otro, la dificultad radica en la falta de acceso a computadoras e Internet, así como en la formación de profesionales en plataformas de enseñanza. Como resultado, pocas organizaciones están preparadas para lidiar con las consecuencias naturales del distanciamiento social. Innumerables industrias están luchando por adaptarse y encontrar formas de superar esta situación. El campo de la educación no es ajeno a estos desafíos, demostrando que toda la comunidad escolar no está preparada para una situación en la que la tecnología puede ser una herramienta para facilitar el proceso de aprendizaje. Por lo tanto, esta investigación tiene el objetivo general de comprender los desafíos de los profesores de lengua portuguesa de la escuela primaria II durante la pandemia con el uso de la enseñanza a distancia. Como objetivos específicos, buscamos analizar los factores sociales que impactan directamente en la enseñanza a distancia, verificar las principales dificultades de los profesores de lengua portuguesa y comprender cómo la enseñanza a distancia ha sacudido la educación pública brasileña. De esta manera, se propone una investigación bibliográfica cualitativa y metodológica, con el fin de elevar los conocimientos disponibles sobre el contexto educativo durante la pandemia y cómo se imparte la enseñanza de la lengua portuguesa en la escuela primaria en la modalidad a distancia, verificando las principales dificultades de la uso de la tecnología en este desafiante proceso.
Palavras-chave: Educação
Língua Portuguesa
COVID-19
Tecnologias digitais
Ensino remoto emergencial
Educación
Lengua portuguesa
Tecnologías digitales
Enseñanza remota de emergencia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: QUEIROZ, Solange Falcão. Ensino remoto: desafios para o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental II. 33 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9143
Data do documento: 18-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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