Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9081
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção do pensamento antirracista através de autoras negras – uma proposta pedagógica em sala de aula
Autor(es): Rosa, Raquel Martins da
Primeiro Orientador: Palacios, Graciela Gomes
1° Membro da banca: Palacios, Graciela Gomes
2° Membro da banca: Oliveira, Anderson Castro de
3° Membro da banca: Marques, Vanessa de Almeida
Resumo: Este artigo visa discutir a necessidade do combate ao racismo em diversas esferas da sociedade, esferas políticas, econômicas e sociais, a escola é uma destas esferas e possui papel extremamente importante pois as práticas antirracistas começam no ambiente escolar. Para tanto, farei um debate teórico sobre o tema, perpassando pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e culminando em uma prática pedagógica que traz a literatura afro-brasileira como elemento principal do currículo. Nesta prática pedagógica, proponho o projeto Podcast Autoras Negras na Escola e o Antirracismo, o qual possui como objetivo apresentar autores negros da contemporaneidade, os quais são abordados no decorrer deste trabalho. Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo efetivo, é indispensável a reflexão e seleção de conhecimentos relevantes à construção dos saberes. Por fim, abordaremos a literatura afro-brasileira como elemento fundamental no currículo escolar, incluindo os conhecimentos prévios dos alunos.
Abstract: This article aims to discuss the need to combat racism in different spheres of society, education and social sphere, the school is a sphere that has an extremely important role, as well as anti-racist practices in the school environment. Therefore, I will carryout a theoretical debate on the topic, covering laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008 and culminating in a pedagogical proposal that brings Afro-Brazilian literature. In this lesson plan, I propose the Podcast Black Authors at School and Anti-Racism project, which aims to present contemporary black authors, who are internal throughout this work. For the teaching-learning process to occur effectively, it is essential to reflect and select relevant knowledge for the construction of knowledge. Finally, we will approach Afro-Brazilian literature as a fundamental element in the school curriculum, including students' prior knowledge.
Palavras-chave: Antirracismo
Sociedade
Escola
Projeto Autoras Negras
Anti-racism
Society
School
Black Authours Project
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: ROSA, Raquel Martins da.A construção do pensamento antirracista através de autoras negras – uma proposta pedagógica em sala de aula. 20 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9081
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL MARTINS DA ROSA.pdfRaquel Martins da Rosa 2021764.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.