Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9080
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Feminismo negro e políticas educacionais: possibilidades na educação básica!!? |
Autor(es): | Madeira, Patrícia |
Primeiro Orientador: | Alves, Simone Silva |
1° Membro da banca: | Alves, Simone Silva |
2° Membro da banca: | Aranda, Silvana Maria |
3° Membro da banca: | Stoll, Vitor Gracia |
Resumo: | A pesquisa a seguir tem como objetivo apresentar o conceito de feminismo negro com intuito de investigar as contribuições deste movimento social na educação básica. Tendo em vista este objetivo, realizamos uma breve reflexão sobre as opressões de gênero e raça que de forma interseccional afetam as mulheres negras. As questões norteadoras deste projeto se configuram desta forma: como o feminismo negro no contexto escolar pode auxiliar na mudança da estrutura opressora da sociedade? Existem políticas públicas relativas a este tema? Como inserir este assunto em sala de aula e formar professores aptos? Procura-se evidenciar que o feminismo negro necessita ser debatido com mais ênfase no âmbito educacional com o estudo de escritoras negras e práticas pedagógicas voltadas para a formação identitária e reflexão sobre os impactos históricos, culturais e sociais. Para atender aos objetivos e responder às questões deste projeto foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas plataformas científicas Scielo e Google Acadêmico, bem como em obras de feministas negras. |
Resumen: | La siguiente investigación tiene como objetivo presentar el concepto de feminismo negro con el fin de investigar los aportes de este movimiento social en la educación básica. Con este objetivo en mente, realizamos una breve reflexión sobre las opresiones de género y raza que afectan de manera intersectiva a las mujeres negras. Las preguntas orientadoras de este proyecto se configuran de la siguiente manera: ¿cómo puede el feminismo negro en el contexto escolar ayudar a cambiar la estructura opresiva de la sociedad? ¿Existen políticas públicas sobre este tema? ¿Cómo introducir esta asignatura en el aula y formar profesores capaces? Se busca mostrar que el feminismo negro necesita ser debatido con mayor énfasis en el ámbito educativo, con el estudio de las escritoras negras y prácticas pedagógicas orientadas a la formación de identidades y la reflexión sobre impactos históricos, culturales y sociales. Para cumplir con los objetivos y dar respuesta a las preguntas de este proyecto, se realizó una investigación bibliográfica sobre las plataformas científicas Scielo y Google Academic, así como sobre trabajos de feministas negras. |
Palavras-chave: | Feminismo negro Políticas educacionais Educação básica Feminismo negro Políticas educativas Educación básica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | MADEIRA, Patrícia. Feminismo negro e políticas educacionais: possibilidades na educação básica!!?. 42 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9080 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA MADEIRA.pdf | Patrícia Madeira 2021 | 452.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.