Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9038
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Formação docente e Inclusão digital
Autor(es): Lanes , Marli de Fátima Dubal
Primeiro Orientador: Costa, Larissa Lima Nascimento
1° Membro da banca: Costa, Larissa Lima Nascimento
2° Membro da banca: Duarte, Marcelo de Andrade
3° Membro da banca: Soares, Lucas Gonçalves
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos docentes que atuam nas redes públicas de ensino acerca da Inclusão Digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa a qual tenciona analisar as respostas do questionário aplicado a dois professores que atuam na rede pública de ensino, identificando qual o uso das tecnológicas nas suas aulas. Este trabalho tem como base teórica Costa (2012), Oliveira (1997), Silva (2000), BARATTO e CRESPO, (2013) Freire & Prado (1999), Almeida (2002), Prado (2003), FREIRE (1996), BONETI (2005), Almeida (2000), os quais abordam sobre a inclusão digital nos tempos atuais. E como resultado parcial foi possível constatar que os professores consideram importantes o uso das Tecnologias Digitais, mas admitem que todos têm dificuldades para lidar com elas, tanto alunos como professores e que a formação continuada é uma maneira de vencer desafios e obstáculos como forma de qualidade de ensino aprendizagem.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar las concepciones de los docentes que trabajan en redes de educación pública sobre Inclusión Digital. Se trata de una investigación bibliográfica, cualitativa, que pretende analizar las respuestas al cuestionario aplicado a dos docentes que laboran en el sistema educativo público, identificando el uso de tecnologías en sus clases. Este trabajo se basa teóricamente en Costa (2012), Oliveira (1997), Silva (2000), BARATTO y CRESPO, (2013), Freire & Prado (1999), Almeida, (2002); Prado (2003), FREIRE (1996), BONETI (2005), Almeida (2000), que abordan la inclusión digital en los tiempos actuales. Y como resultado parcial, se pudo ver que los docentes consideran importante el uso de las Tecnologías Digitales, pero reconocen que todos tienen dificultades para manejarlas, tanto estudiantes como docentes, y que la educación continua es una forma de superar desafíos y obstáculos como una forma de calidad de enseñanza aprendizaje.
Palabras clave : Inclusão Digital
Ensino aprendizagem
Qualidade de ensino
Inclusión digital
Enseñanza aprendizaje
Calidad de la enseñanza
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : LANES, Marli de Fátima Dubal. Formação docente e Inclusão digital. 24 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9038
Fecha de publicación : 15-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Marli de Fátima Dubal Lanes.pdfMarli de Fátima Dubal Lanes 2021551.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.