Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9033
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Jogos de Tabuleiro no Ensino de Astronomia
Autor(es): Lucas, Wesley Martter
Primeiro Orientador: Kimura, Rafael Kobata
1° Membro da banca: Kimura, Rafael Kobata
2° Membro da banca: Dias, Lisete Funari Dias
3° Membro da banca: Irala, Cecília Petinga Irala
Resumo: A astronomia é considerada a primeira ciência estudada pela humanidade, com registros desde a antiguidade. Ela desperta fascínio ao contemplar o céu noturno, como a Lua, estrelas e planetas. Documentos oficiais no Brasil, como os PCN e a BNCC, incluem conteúdos astronômicos nos currículos da educação básica, enquanto professores valorizam a astronomia por sua relevância científica, interdisciplinaridade e potencial educativo. No entanto, há escassez de material didático e formação inadequada de professores nesse tema. Por isso, esse trabalho discute a importância do ensino de astronomia e suas dificuldades, tendo como objetivo a elaboração de um jogo de tabuleiro sobre a exploração de Marte com propósito educativo e de divulgação científica, voltado para o ensino no ambiente não formal de um planetário, especificamente no Planetário da Unipampa, no qual o jogo foi aplicado e avaliado em seus aspectos de diversão e aprendizado, por intermédio da metodologia de análise de conteúdo. Como resultado se constatou a eficácia do jogo desenvolvido em se tratando de promover diversão, evidenciado por meio das manifestações verbais e não-verbais dos alunos durante a aplicação da atividade. No que se refere ao conhecimento, pôde-se verificar que há indícios positivos no desenvolvimento da aprendizagem, no qual os alunos, durante a aplicação, demonstraram interesse e domínio sobre as informações obtidas no jogo. Com base em todas essas contatações podemos inferir que jogos no ensino podem ser uma ferramenta com grande potencial.
Resumen : Astronomy is considered the first science studied by humanity, with records dating back to antiquity. It arouses fascination when contemplating the night sky, such as the Moon, stars, and planets. Official documents in Brazil, such as the PCN and the BNCC, include astronomical content in basic education curricula, while teachers value astronomy for its scientific relevance, interdisciplinary nature, and educational potential. However, there is a shortage of teaching materials and inadequate teacher training in this subject. Therefore, this work discusses the importance of astronomy education and its difficulties, aiming to develop a boardgame about the exploration of Mars for educational and scientific dissemination purposes. The game is designed for teaching in the informal setting of a planetarium, specifically at the Planetário da Unipampa, where it was applied and evaluated for its aspects of fun and learning using content analysis methodology. The results showed the effectiveness of the developed game in promoting enjoyment, evidenced by the verbal and non-verbal expressions of the students during the activity. Regarding knowledge, positive indications were found in the learning development, with students demonstrating interest and mastery of the information obtained in the game during the application. Based on all these findings, it can be inferred that games in education can be a tool with high potential.
Palabras clave : Ensino de astronomia
Jogo de tabuleiro
Marte
Planetário
Astronomy teaching
Boardgame
Mars
Planetarium
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : LUCAS, Wesley Martter. Jogos de Tabuleiro no Ensino de Astronomia. 47 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9033
Fecha de publicación : 15-dic-2023
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_II___WESLEY_MARTTER_LUCAS.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.