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dc.contributor.advisor1Kimura, Rafael Kobata-
dc.creatorLucas, Wesley Martter-
dc.date.accessioned2024-03-06T18:31:50Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-06T18:31:50Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationLUCAS, Wesley Martter. Jogos de Tabuleiro no Ensino de Astronomia. 47 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9033-
dc.description.abstractAstronomy is considered the first science studied by humanity, with records dating back to antiquity. It arouses fascination when contemplating the night sky, such as the Moon, stars, and planets. Official documents in Brazil, such as the PCN and the BNCC, include astronomical content in basic education curricula, while teachers value astronomy for its scientific relevance, interdisciplinary nature, and educational potential. However, there is a shortage of teaching materials and inadequate teacher training in this subject. Therefore, this work discusses the importance of astronomy education and its difficulties, aiming to develop a boardgame about the exploration of Mars for educational and scientific dissemination purposes. The game is designed for teaching in the informal setting of a planetarium, specifically at the Planetário da Unipampa, where it was applied and evaluated for its aspects of fun and learning using content analysis methodology. The results showed the effectiveness of the developed game in promoting enjoyment, evidenced by the verbal and non-verbal expressions of the students during the activity. Regarding knowledge, positive indications were found in the learning development, with students demonstrating interest and mastery of the information obtained in the game during the application. Based on all these findings, it can be inferred that games in education can be a tool with high potential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectMartept_BR
dc.subjectPlanetáriopt_BR
dc.subjectAstronomy teachingpt_BR
dc.subjectBoardgamept_BR
dc.subjectMarspt_BR
dc.subjectPlanetariumpt_BR
dc.titleJogos de Tabuleiro no Ensino de Astronomiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Kimura, Rafael Kobata-
dc.contributor.referee2Dias, Lisete Funari Dias-
dc.contributor.referee3Irala, Cecília Petinga Irala-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA astronomia é considerada a primeira ciência estudada pela humanidade, com registros desde a antiguidade. Ela desperta fascínio ao contemplar o céu noturno, como a Lua, estrelas e planetas. Documentos oficiais no Brasil, como os PCN e a BNCC, incluem conteúdos astronômicos nos currículos da educação básica, enquanto professores valorizam a astronomia por sua relevância científica, interdisciplinaridade e potencial educativo. No entanto, há escassez de material didático e formação inadequada de professores nesse tema. Por isso, esse trabalho discute a importância do ensino de astronomia e suas dificuldades, tendo como objetivo a elaboração de um jogo de tabuleiro sobre a exploração de Marte com propósito educativo e de divulgação científica, voltado para o ensino no ambiente não formal de um planetário, especificamente no Planetário da Unipampa, no qual o jogo foi aplicado e avaliado em seus aspectos de diversão e aprendizado, por intermédio da metodologia de análise de conteúdo. Como resultado se constatou a eficácia do jogo desenvolvido em se tratando de promover diversão, evidenciado por meio das manifestações verbais e não-verbais dos alunos durante a aplicação da atividade. No que se refere ao conhecimento, pôde-se verificar que há indícios positivos no desenvolvimento da aprendizagem, no qual os alunos, durante a aplicação, demonstraram interesse e domínio sobre as informações obtidas no jogo. Com base em todas essas contatações podemos inferir que jogos no ensino podem ser uma ferramenta com grande potencial.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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