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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise do programa “leia para uma criança” na perspectiva das concepções de leitura
Autor(es): Borges , Marianne Machado Bruck
Primeiro Orientador: Souza, Nathan Bastos de
1° Membro da banca: Souza, Nathan Bastos de
2° Membro da banca: Camargo, Gabriella Cristina Vaz
3° Membro da banca: Hidalgo, Luisa da Silva
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o programa “Leia para uma Criança”, examinando as concepções de leitura ali apresentadas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, através de um estudo de caso. Os dados analisados foram os textos constantes no web site do programa que justificam o motivo de ler para uma criança, bem como o documento que contém a matriz de critérios para análise e seleção de livros para o programa. O programa “Leia para uma Criança” foi analisado pelo prisma das concepções de leitura examinadas nos seguintes textos: Britto e Barzotto (1998), Britto (2016), e também Britto (2012). A análise foi realizada através do cotejamento de textos, descrito por Geraldi (2012). Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que as concepções da leitura como redentora, salvadora, capaz de proporcionar um futuro melhor a quem lê e como fonte de prazer são aquelas que embasam fortemente os argumentos utilizados pelo programa. Por fim, concluiu-se que a atitude de fornecer livros e incentivar a leitura pode sim ter múltiplos efeitos positivos na vida do leitor, porém não se pode afirmar que isso sempre acontecerá independentemente da atuação de outras condições. Também não pode ser ignorado o interesse financeiro que um banco pode possuir em desenvolver programas como esse.
Resumen : This work aims to analyze the “Read for a Child” program, examining the conceptions of reading presented there. For this, a research with a qualitative approach, of exploratory character, through a case study was carried out. The data analyzed were the texts on the program’s website that justify the reason for reading to a child, as well as the document that contains the matrix of criteria for analysis and selection of books for the program. The “Read for a Child” program was analyzed through the prism of reading conceptions examined in the following texts: Britto and Barzotto (1998), Britto (2016), and also Britto (2012). The analysis was performed by collating texts, described by Geraldi (2012). Throughout the research, it was possible to notice that the conceptions of reading as redeeming, saving, capable of providing a better future for those who read and as a source of pleasure are those that strongly support the arguments used by the program. Finally, it was concluded that the attitude of providing books and encouraging reading can indeed have multiple positive effects on the reader’s life, but it cannot be said that this will always happen regardless of the operation of other conditions. The financial interest that a bank may have in developing programs like this cannot be ignored either.
Palabras clave : Leitura
Concepções de leitura
Programa Leia para uma criança
Reading
Reading conceptions
Read for a Child program
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : BORGES, Marianne Machado Bruck. Análise do Programa “Leia para uma criança” na perspectiva das concepções de leitura. 31 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9019
Fecha de publicación : 29-nov-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

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