Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8982
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inglês para iniciantes brasileiros: qual língua usar como meio de instrução? |
Autor(es): | Barbosa, Rebeca Aquino |
Primeiro Orientador: | Assumpção, Simone Silva Pires de |
1° Membro da banca: | Assumpção, Simone Silva Pires de |
2° Membro da banca: | Lamberts, Denise Von Der Heyde |
3° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo comparar o uso da língua inglesa e da língua portuguesa como meio de instrução em sala de aula, através de um estudo de campo com duas turmas iniciantes de inglês como língua adicional. Para isso, ministrou-se uma aula de mesmo conteúdo para duas turmas diferentes, sendo a aula de uma turma com o uso da língua portuguesa como principal meio de instrução e a aula da outra turma realizada totalmente em inglês. Após cada aula, foi aplicada aos alunos uma avaliação para verificar o aproveitamento da aula e um questionário para coleta de dados relativos a aspectos afetivos como motivação, curiosidade e autoconfiança. A base teórica inclui Leffa (2006), Dearden (2014), Guimarães e Kremer (2020), Ignácio e colegas (2020), Kirkpatrick (2011), entre outros autores que discutem o uso de inglês como meio de instrução (EMI). Este estudo encontrou evidências de que, em relação a aspectos afetivos como satisfação, motivação, conforto e autoconfiança, é mais vantajoso usar português do que inglês como língua de instrução para aprendizes iniciantes de inglês falantes de português como primeira língua. |
Abstract: | This research aims to compare the use of English and Portuguese as the medium of instruction in the classroom, through a field study with two beginning classes of English as an additional language. For this purpose, a lesson with the same contents was taught for two different classes, but one group received a lesson with the use of the Portuguese language as the main medium of instruction and the other group received a class held entirely in English. After each class, the students were assessed by means of a performance test and a questionnaire in order to collect data on affective aspects like motivation, interest, and self-confidence. The theoretical base includes Leffa (2006), Dearden (2014), Guimarães and Kremer (2020), Ignácio and colleagues (2020), Kirkpatrick (2011), among other authors who discuss the use of English as a medium of instruction (EMI). This study found evidence that, regarding affective aspects such as fulfillment, motivation, comfort, and self-confidence, it is more advantageous to use Portuguese than English as the medium of instruction for beginner students of English who speak Portuguese as their first language. |
Palavras-chave: | Ensino Inglês Língua de instrução English as a Foreign Language Teaching English as a medium of instruction |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | BARBOSA, Rebeca Aquino. Inglês para iniciantes brasileiros: qual língua usar como meio de instrução?51 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8982 |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Rebeca_Aquino_Barbosa.pdf | 449.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.