Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8982
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Assumpção, Simone Silva Pires de-
dc.creatorBarbosa, Rebeca Aquino-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:32:33Z-
dc.date.available2023-02-22-
dc.date.available2024-02-26T19:32:33Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rebeca Aquino. Inglês para iniciantes brasileiros: qual língua usar como meio de instrução?51 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8982-
dc.description.abstractThis research aims to compare the use of English and Portuguese as the medium of instruction in the classroom, through a field study with two beginning classes of English as an additional language. For this purpose, a lesson with the same contents was taught for two different classes, but one group received a lesson with the use of the Portuguese language as the main medium of instruction and the other group received a class held entirely in English. After each class, the students were assessed by means of a performance test and a questionnaire in order to collect data on affective aspects like motivation, interest, and self-confidence. The theoretical base includes Leffa (2006), Dearden (2014), Guimarães and Kremer (2020), Ignácio and colleagues (2020), Kirkpatrick (2011), among other authors who discuss the use of English as a medium of instruction (EMI). This study found evidence that, regarding affective aspects such as fulfillment, motivation, comfort, and self-confidence, it is more advantageous to use Portuguese than English as the medium of instruction for beginner students of English who speak Portuguese as their first language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectLíngua de instruçãopt_BR
dc.subjectEnglish as a Foreign Languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnglish as a medium of instructionpt_BR
dc.titleInglês para iniciantes brasileiros: qual língua usar como meio de instrução?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Assumpção, Simone Silva Pires de-
dc.contributor.referee2Lamberts, Denise Von Der Heyde-
dc.contributor.referee3Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo comparar o uso da língua inglesa e da língua portuguesa como meio de instrução em sala de aula, através de um estudo de campo com duas turmas iniciantes de inglês como língua adicional. Para isso, ministrou-se uma aula de mesmo conteúdo para duas turmas diferentes, sendo a aula de uma turma com o uso da língua portuguesa como principal meio de instrução e a aula da outra turma realizada totalmente em inglês. Após cada aula, foi aplicada aos alunos uma avaliação para verificar o aproveitamento da aula e um questionário para coleta de dados relativos a aspectos afetivos como motivação, curiosidade e autoconfiança. A base teórica inclui Leffa (2006), Dearden (2014), Guimarães e Kremer (2020), Ignácio e colegas (2020), Kirkpatrick (2011), entre outros autores que discutem o uso de inglês como meio de instrução (EMI). Este estudo encontrou evidências de que, em relação a aspectos afetivos como satisfação, motivação, conforto e autoconfiança, é mais vantajoso usar português do que inglês como língua de instrução para aprendizes iniciantes de inglês falantes de português como primeira língua.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Rebeca_Aquino_Barbosa.pdf449.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.