Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8979
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Algumas barreiras no ensino - aprendizagem de inglês em uma escola pública |
Autor(es): | Padilha, Jackson Leal |
Primeiro Orientador: | Morais, Kátia Vieira |
1° Membro da banca: | Morais, Kátia Vieira |
2° Membro da banca: | Lamberts, Denise Von Der Heyde |
3° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
Resumo: | No presente estudo, sobre os desafios de ensino-aprendizagem de inglês em uma escola pública da cidade de Bagé - Rio Grande do Sul, meu objetivo geral foi refletir sobre algumas barreiras que os alunos apresentam em aprender inglês. Além disso, busquei investigar alguns fatores, ou barreiras culturais, psicológicas, socioeconômicas e linguísticas, que levam os alunos da escola estadual a não se engajarem com a língua inglesa através da proposição da escrita de diários reflexivos sobre o aprendizado de inglês e de atividades voltadas às artes para que os alunos se expressem com outras formas de linguagem. O trabalho foi realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP)- Núcleo de Língua Inglesa do Campus Bagé, da Universidade Federal do Pampa. Utilizo teóricos que discutem os desafios do ensino de inglês e propõem abordagens de ensino para que os alunos se engajem nas atividades das aulas de inglês (DAVID, 2017; HINOJOSA; LIMA, 2008; LIMA, 2011; MORAN, 2015; OLIVEIRA, 2015). A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação nas salas de aula em que atuei como residente do PRP através da análise e discussão dos instrumentos de pesquisa que foram os diários reflexivos interativos, atividades artísticas e entrevistas individuais com os participantes. Apontei as seguintes barreiras: crenças - elitização do inglês e idade ideal de aprendizado; políticas educacionais - não exigência de frequência em sala de aula; pouca carga horária; introdução da disciplina do inglês tardiamente; pessoais - não identificação com a língua ocasionando o afastamento do interesse e psicológica (relacionamentos pessoais). Quando nos deparamos com a atual situação do ensino de Inglês nas escolas, identificamos a desvalorização do inglês nas escolas e a necessidade de melhorar políticas públicas para que as línguas adicionais nas escolas sejam mantidas. |
Resumen : | In this study on the challenges of teaching and learning English in a state school in the city of Bagé - Rio Grande do Sul, my overall aim was to reflect on some of the barriers that students face in learning English. In addition, I sought to investigate some of the factors, or cultural, psychological, socio-economic and linguistic barriers, that lead students at the state school not to engage with the English language by proposing the writing of reflective diaries about learning English and activities focused on the arts so that students can express themselves with other forms of language. The work was carried out as part of the Pedagogical Residency Program (PRP) - English Language Center at the Bagé Campus of the Federal University of Pampa. I use theorists who discuss the challenges of teaching English and propose teaching approaches for students to engage in English class activities (DAVID, 2017; HINOJOSA; LIMA, 2008; LIMA, 2011; MORAN, 2015; OLIVEIRA, 2015). The methodology used was action research in the classrooms where I worked as a PRP resident, through analysis and discussion of the research instruments, which were interactive reflective diaries, artistic activities and individual interviews with the participants. I pointed out the following barriers: beliefs - the elitist nature of English and the ideal age for learning; educational policies - not requiring attendance in the classroom; short workload; late introduction of the subject of English; personal - not identifying with the language, causing people to lose interest; and psychological (personal relationships). When we look at the current situation of English teaching in schools, we identify the devaluation of English in schools and the need to improve public policies so that additional languages in schools are maintained. |
Palabras clave : | Barreiras Inglês Ensino-aprendizagem Escola pública Barriers English Teaching-learning Public school |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | PADILHA, Jackson Leal. Algumas barreiras no ensino - aprendizagem de inglês em uma escola pública. 44 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8979 |
Fecha de publicación : | 13-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
controlador.php.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.