Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Morais, Kátia Vieira-
dc.creatorPadilha, Jackson Leal-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:30:49Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2024-02-26T19:30:49Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationPADILHA, Jackson Leal. Algumas barreiras no ensino - aprendizagem de inglês em uma escola pública. 44 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8979-
dc.description.abstractIn this study on the challenges of teaching and learning English in a state school in the city of Bagé - Rio Grande do Sul, my overall aim was to reflect on some of the barriers that students face in learning English. In addition, I sought to investigate some of the factors, or cultural, psychological, socio-economic and linguistic barriers, that lead students at the state school not to engage with the English language by proposing the writing of reflective diaries about learning English and activities focused on the arts so that students can express themselves with other forms of language. The work was carried out as part of the Pedagogical Residency Program (PRP) - English Language Center at the Bagé Campus of the Federal University of Pampa. I use theorists who discuss the challenges of teaching English and propose teaching approaches for students to engage in English class activities (DAVID, 2017; HINOJOSA; LIMA, 2008; LIMA, 2011; MORAN, 2015; OLIVEIRA, 2015). The methodology used was action research in the classrooms where I worked as a PRP resident, through analysis and discussion of the research instruments, which were interactive reflective diaries, artistic activities and individual interviews with the participants. I pointed out the following barriers: beliefs - the elitist nature of English and the ideal age for learning; educational policies - not requiring attendance in the classroom; short workload; late introduction of the subject of English; personal - not identifying with the language, causing people to lose interest; and psychological (personal relationships). When we look at the current situation of English teaching in schools, we identify the devaluation of English in schools and the need to improve public policies so that additional languages in schools are maintained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectBarrierspt_BR
dc.subjectEnglishpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleAlgumas barreiras no ensino - aprendizagem de inglês em uma escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Kátia Vieira-
dc.contributor.referee2Lamberts, Denise Von Der Heyde-
dc.contributor.referee3Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNo presente estudo, sobre os desafios de ensino-aprendizagem de inglês em uma escola pública da cidade de Bagé - Rio Grande do Sul, meu objetivo geral foi refletir sobre algumas barreiras que os alunos apresentam em aprender inglês. Além disso, busquei investigar alguns fatores, ou barreiras culturais, psicológicas, socioeconômicas e linguísticas, que levam os alunos da escola estadual a não se engajarem com a língua inglesa através da proposição da escrita de diários reflexivos sobre o aprendizado de inglês e de atividades voltadas às artes para que os alunos se expressem com outras formas de linguagem. O trabalho foi realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP)- Núcleo de Língua Inglesa do Campus Bagé, da Universidade Federal do Pampa. Utilizo teóricos que discutem os desafios do ensino de inglês e propõem abordagens de ensino para que os alunos se engajem nas atividades das aulas de inglês (DAVID, 2017; HINOJOSA; LIMA, 2008; LIMA, 2011; MORAN, 2015; OLIVEIRA, 2015). A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação nas salas de aula em que atuei como residente do PRP através da análise e discussão dos instrumentos de pesquisa que foram os diários reflexivos interativos, atividades artísticas e entrevistas individuais com os participantes. Apontei as seguintes barreiras: crenças - elitização do inglês e idade ideal de aprendizado; políticas educacionais - não exigência de frequência em sala de aula; pouca carga horária; introdução da disciplina do inglês tardiamente; pessoais - não identificação com a língua ocasionando o afastamento do interesse e psicológica (relacionamentos pessoais). Quando nos deparamos com a atual situação do ensino de Inglês nas escolas, identificamos a desvalorização do inglês nas escolas e a necessidade de melhorar políticas públicas para que as línguas adicionais nas escolas sejam mantidas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
controlador.php.pdf3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.