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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da participação e do ambiente de crianças e adolescentes com deficiência em um município na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the participation and environment of children and adolescents with disabilities in a municipality on the West Frontier of Rio Grande do Sul
Autor(es): Corbette, Joana dos Santos da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Christian Caldeira
Resumo: Objetivo: Analisar a participação e o ambiente de crianças e adolescentes com deficiência de um município na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS). Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, transversal, de levantamento de dados com a aplicação da Medida da Participação e do Ambiente para Crianças e Jovens (PEM-CY) PEM-CY com responsáveis de crianças e adolescentes com deficiência na Associação Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de um município do RS, através de análise descritiva. Resultados: Foram entrevistados 27 responsáveis referentes a 28 crianças ou adolescentes. Quanto à participação, a frequência média nas atividades da PEM-CY foi 6,55 ± 0,46 em casa, 4,25 ± 2,28 na escola e 4,85 ± 2,05 na comunidade. Referente ao ambiente, o contexto casa apresentou 37,19% ± 26,6 facilitadores e a comunidade 28,14% ± 23,88 barreiras. Conclusão: A participação de crianças e adolescentes com deficiência de uma instituição no interior do RS foi maior em casa quanto a frequência, diversidade de atividades e envolvimento. O contexto casa também apresentou maior número de facilitadores, enquanto a comunidade apresentou maior número de barreiras.
Abstract: Objective: To analyze the participation and environment of children and adolescents with disabilities in a municipality on the West Frontier of Rio Grande do Sul (RS). Materials and Methods: This is a descriptive, exploratory, cross-sectional survey of data collection with the application of the Participation and Environment. Measure for Children and Youth (PEM-CY) with caregivers of children and adolescents with disabilities in the Association of Parents and Friends of the Disabled (APAE) of a municipality in RS, through descriptive analysis. Results: 27 guardians were interviewed referring to 28 children or adolescents. As for participation, the average frequency in PEM-CY activities was 6,55 ± 0,46 at home, 4,25 ± 2,28 at school and 4,85 ± 2,05 in the community. Regarding the environment, the home context presented 37,19% ± 26,6 facilitators and the community 28,14% ± 23,88 barriers. Conclusion: The participation of children and adolescents with disabilities from an institution in the interior of RS was greater at home in terms of frequency, diversity of activities and involvement. The home context also had a greater number of facilitators, while the community had a greater number of barriers.
Palavras-chave: Patient participation
Environment
Disabled people
Children
Teenagers
International Classification of Functioning
Disability and Health Crianças
Adolescentes
Classificação Internacional da Funcionalidade
Incapacidade e Saúde
Participação do paciente
Ambiente
Pessoas com deficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: CORBETTE, Joana dos Santos da Silva. Avaliação da participação e do ambiente de crianças e adolescentes com deficiência em um município na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. 47 p. Trabalho de conclusão de curso (Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8978
Data do documento: 2022
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