???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8978
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Santos, Christian Caldeira-
dc.creatorCorbette, Joana dos Santos da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:30:17Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-02-26T19:30:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCORBETTE, Joana dos Santos da Silva. Avaliação da participação e do ambiente de crianças e adolescentes com deficiência em um município na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. 47 p. Trabalho de conclusão de curso (Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8978-
dc.description.abstractObjective: To analyze the participation and environment of children and adolescents with disabilities in a municipality on the West Frontier of Rio Grande do Sul (RS). Materials and Methods: This is a descriptive, exploratory, cross-sectional survey of data collection with the application of the Participation and Environment. Measure for Children and Youth (PEM-CY) with caregivers of children and adolescents with disabilities in the Association of Parents and Friends of the Disabled (APAE) of a municipality in RS, through descriptive analysis. Results: 27 guardians were interviewed referring to 28 children or adolescents. As for participation, the average frequency in PEM-CY activities was 6,55 ± 0,46 at home, 4,25 ± 2,28 at school and 4,85 ± 2,05 in the community. Regarding the environment, the home context presented 37,19% ± 26,6 facilitators and the community 28,14% ± 23,88 barriers. Conclusion: The participation of children and adolescents with disabilities from an institution in the interior of RS was greater at home in terms of frequency, diversity of activities and involvement. The home context also had a greater number of facilitators, while the community had a greater number of barriers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatient participationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectDisabled peoplept_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.subjectInternational Classification of Functioningpt_BR
dc.subjectDisability and Health Criançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectClassificação Internacional da Funcionalidadept_BR
dc.subjectIncapacidade e Saúdept_BR
dc.subjectParticipação do pacientept_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleAvaliação da participação e do ambiente de crianças e adolescentes com deficiência em um município na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the participation and environment of children and adolescents with disabilities in a municipality on the West Frontier of Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9571027952072714pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133331455842344pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar a participação e o ambiente de crianças e adolescentes com deficiência de um município na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS). Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, transversal, de levantamento de dados com a aplicação da Medida da Participação e do Ambiente para Crianças e Jovens (PEM-CY) PEM-CY com responsáveis de crianças e adolescentes com deficiência na Associação Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de um município do RS, através de análise descritiva. Resultados: Foram entrevistados 27 responsáveis referentes a 28 crianças ou adolescentes. Quanto à participação, a frequência média nas atividades da PEM-CY foi 6,55 ± 0,46 em casa, 4,25 ± 2,28 na escola e 4,85 ± 2,05 na comunidade. Referente ao ambiente, o contexto casa apresentou 37,19% ± 26,6 facilitadores e a comunidade 28,14% ± 23,88 barreiras. Conclusão: A participação de crianças e adolescentes com deficiência de uma instituição no interior do RS foi maior em casa quanto a frequência, diversidade de atividades e envolvimento. O contexto casa também apresentou maior número de facilitadores, enquanto a comunidade apresentou maior número de barreiras.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Fisioterapia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JOANA DOS SANTOS DA SILVA CORBETTE.pdf1.22 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???