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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A sociolinguística e o gênero textual charge na sala de aula
Autor(es): Marques , Marciane do Nascimento
Primeiro Orientador: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
1° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
2° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
3° Membro da banca: Del Castillo, Carlos Giovani Dutra
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a importância da sociolinguística, as variações linguísticas e os gêneros textuais como uma ferramenta a ser usada em sala de aula com mais frequência, especialmente para trabalhar a interpretação e compreensão de textos por meio do gênero charge. Este trabalho observa na prática os discursos propostos por Bortoni – Ricardo (2004) e Bagno (1999), além de mostrar a importância da sociolinguística no ensino de língua materna e coadunar com Vergueiro (2004) como defensor do gênero textual charge. Para tanto, foi feita uma pesquisa nas fontes citadas, através de uma pesquisa qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa bibliográfica, de acordo com Gil (2002). Através da pesquisa qualitativa e nas análises realizadas, como resultado, entendemos a importância do trabalho com o gênero charge em sala de aula, pois esse propicia ao aluno um trabalho mais criativo, comprometido com a leitura e uma ampliação do senso crítico.
Abstract: The main objective of this work is to understand the importance of sociolinguistics, such as linguistic variations and textual genres as a tool to be used in the classroom more frequently, especially to work on the texts interpretation and understanding through the cartoon genre. This work observes in practice the speeches proposed by Bortoni – Ricardo (2004) and Bagno (1999), in addition to showing the importance of sociolinguistics in the mother tongue teaching and coadunate with Vergueiro (2004) as a defender of the charge textual genre. For that, a research was carried out in the cited sources, through a qualitative research, using the theoretical and methodological presuppositions of the bibliographical research, according to Gil (2002). Based on result, through the qualitative research and analyzes carried out, we understand the importance of working with the cartoon genre in the classroom, as it provides the student with a more creative work, committed to reading and an expansion of critical thinking.
Palavras-chave: Sociolinguística
Variações Linguísticas
Gênero Textual Charge
Sociolinguistics
Linguistic Variations
Textual Genre Cartoon
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: MARQUES, Marciane do Nascimento. A sociolinguística e o gênero textual charge na sala de aula. 24 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8928
Data do documento: 15-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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