???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8928
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alvarez, Isaphi Marlene Jardim-
dc.creatorMarques , Marciane do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-02-02T17:06:24Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-02T17:06:24Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationMARQUES, Marciane do Nascimento. A sociolinguística e o gênero textual charge na sala de aula. 24 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8928-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to understand the importance of sociolinguistics, such as linguistic variations and textual genres as a tool to be used in the classroom more frequently, especially to work on the texts interpretation and understanding through the cartoon genre. This work observes in practice the speeches proposed by Bortoni – Ricardo (2004) and Bagno (1999), in addition to showing the importance of sociolinguistics in the mother tongue teaching and coadunate with Vergueiro (2004) as a defender of the charge textual genre. For that, a research was carried out in the cited sources, through a qualitative research, using the theoretical and methodological presuppositions of the bibliographical research, according to Gil (2002). Based on result, through the qualitative research and analyzes carried out, we understand the importance of working with the cartoon genre in the classroom, as it provides the student with a more creative work, committed to reading and an expansion of critical thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariações Linguísticaspt_BR
dc.subjectGênero Textual Chargept_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic Variationspt_BR
dc.subjectTextual Genre Cartoonpt_BR
dc.titleA sociolinguística e o gênero textual charge na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Alvarez, Isaphi Marlene Jardim-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.contributor.referee3Del Castillo, Carlos Giovani Dutra-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal compreender a importância da sociolinguística, as variações linguísticas e os gêneros textuais como uma ferramenta a ser usada em sala de aula com mais frequência, especialmente para trabalhar a interpretação e compreensão de textos por meio do gênero charge. Este trabalho observa na prática os discursos propostos por Bortoni – Ricardo (2004) e Bagno (1999), além de mostrar a importância da sociolinguística no ensino de língua materna e coadunar com Vergueiro (2004) como defensor do gênero textual charge. Para tanto, foi feita uma pesquisa nas fontes citadas, através de uma pesquisa qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa bibliográfica, de acordo com Gil (2002). Através da pesquisa qualitativa e nas análises realizadas, como resultado, entendemos a importância do trabalho com o gênero charge em sala de aula, pois esse propicia ao aluno um trabalho mais criativo, comprometido com a leitura e uma ampliação do senso crítico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARCIANE DO NASCIMENTO MARQUES.pdfMarciane do Nascimento Marques 2022366.96 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???