Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8863
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas: propostas de estratégias inovadoras para o ensino de língua portuguesa em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental
Autor(es): Richardt, Guilherme Tolio
Primeiro Orientador: Vieira, Maurício Aires
Resumo: Este trabalho tem como objetivo diagnosticar os interesses de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Alegrete – RS, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, para sugerir abordagens metodológicas inovadoras, capazes de conferir contemporaneidade e eficácia à dinâmica pedagógica em sala de aula, com a finalidade de fomentar maior engajamento por parte dos estudantes e aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do desinteresse em sala de aula e da importância as metodologias ativas, assim como uma pesquisa de campo envolvendo os interesses dos estudantes da referida turma. Com os resultados, possibilitou-se pesquisar e sugerir algumas metodologias que poderiam ser inovadoras na sala de aula em questão, sendo elas a gamificação na educação, a aprendizagem baseada em problemas, a rotação por estações, a sala de aula invertida, a pesquisa de campo e a storytelling. Assim, conclui-se a importância de inovar em sala de aula para superar os desafios e o desinteresse enfrentados por estudantes.
Abstract: This study aims to diagnose the interests of an eighth-grade class in Elementary School, from a public school in Alegrete – RS, within the scope of the Portuguese Language discipline, in order to suggest innovative methodological approaches capable of providing contemporaneity and effectiveness to the pedagogical dynamics in the classroom, with the purpose of fostering greater engagement on the part of students and improving the teaching and learning processes. To achieve this, a bibliographic review was conducted on classroom disinterest and the importance of active methodologies, as well as field research involving the interests of the students in the mentioned class. With the results obtained, it became possible to investigate and suggest some methodologies that could be innovative in the classroom in question, namely gamification in education, problem-based learning, station rotation, flipped classroom, field research, and storytelling. Thus, it is concluded that it is important to innovate in the classroom to overcome the challenges and disinterest faced by students.
Palavras-chave: Educação
Língua portuguesa
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Education
Portuguese language
Teaching - Methodology
Learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: RICHARDT, Guilherme Tolio. Metodologias ativas: propostas de estratégias inovadoras para o ensino de língua portuguesa em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. Orientador: Maurício Aires Vieira. 2023. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8863
Data do documento: 25-Set-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Guilherme Tolio Richardt - 2023.pdf978.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.