???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8863
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Vieira, Maurício Aires-
dc.creatorRichardt, Guilherme Tolio-
dc.date.accessioned2024-01-24T19:56:23Z-
dc.date.available2024-01-24T19:56:23Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationRICHARDT, Guilherme Tolio. Metodologias ativas: propostas de estratégias inovadoras para o ensino de língua portuguesa em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. Orientador: Maurício Aires Vieira. 2023. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8863-
dc.description.abstractThis study aims to diagnose the interests of an eighth-grade class in Elementary School, from a public school in Alegrete – RS, within the scope of the Portuguese Language discipline, in order to suggest innovative methodological approaches capable of providing contemporaneity and effectiveness to the pedagogical dynamics in the classroom, with the purpose of fostering greater engagement on the part of students and improving the teaching and learning processes. To achieve this, a bibliographic review was conducted on classroom disinterest and the importance of active methodologies, as well as field research involving the interests of the students in the mentioned class. With the results obtained, it became possible to investigate and suggest some methodologies that could be innovative in the classroom in question, namely gamification in education, problem-based learning, station rotation, flipped classroom, field research, and storytelling. Thus, it is concluded that it is important to innovate in the classroom to overcome the challenges and disinterest faced by students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleMetodologias ativas: propostas de estratégias inovadoras para o ensino de língua portuguesa em uma turma do oitavo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo diagnosticar os interesses de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Alegrete – RS, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, para sugerir abordagens metodológicas inovadoras, capazes de conferir contemporaneidade e eficácia à dinâmica pedagógica em sala de aula, com a finalidade de fomentar maior engajamento por parte dos estudantes e aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do desinteresse em sala de aula e da importância as metodologias ativas, assim como uma pesquisa de campo envolvendo os interesses dos estudantes da referida turma. Com os resultados, possibilitou-se pesquisar e sugerir algumas metodologias que poderiam ser inovadoras na sala de aula em questão, sendo elas a gamificação na educação, a aprendizagem baseada em problemas, a rotação por estações, a sala de aula invertida, a pesquisa de campo e a storytelling. Assim, conclui-se a importância de inovar em sala de aula para superar os desafios e o desinteresse enfrentados por estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Guilherme Tolio Richardt - 2023.pdf978.74 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???