Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8793
Tipo: | Dissertação |
Título : | A escola pública e a superação do ciclo da violência: um estudo sobre o impacto do encarceramento de familiares na vida escolar dos estudantes. |
Autor(es): | Lima , Stéphanie Souza de |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
1° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
2° Membro da banca: | Vieira, Maurício Aires |
3° Membro da banca: | Hammes, Itamar Luís |
Resumo: | Esta Dissertação apresenta resultados de uma pesquisa-ação. O estudo versa acerca de como a realidade sociocultural de crianças e jovens com familiares encarcerados influenciam em suas escolhas e como a escola auxilia na prevenção e/ou diminuição da criminalidade rompendo o ciclo da violência. Como etapa inicial deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com buscas de referencial teórico que aborde os conceitos de prevenção à violência, combate à criminalidade, escola, educação para a paz, estigma e encarceramento. No segundo momento foi realizado um levantamento nas escolas e delimitada a escola localizada na periferia do Município de Jaguarão, que foi objeto de pesquisa, com o intuito de identificar os estudantes que têm pais ou familiares encarcerados. Com base nestes dados foram realizadas entrevistas com os professores e equipe diretiva, com a qual se buscou identificar questões centrais da pesquisa: Como a escola percebe se realidade sociocultural de crianças e jovens com familiares presos influenciam em suas escolhas? Como a escola auxilia na prevenção da violência e diminuição da criminalidade? A escola possui atividades ou práticas que envolvem a inclusão destas crianças, no intuito de romper o preconceito e extinguir o estigma que carregam? Para a análise dos dados foi utilizada a análise textual qualitativa. A fundamentação teórica, os escritos dos Diários de Campo, a análise das entrevistas, possibilitaram o desenvolvimento de Círculos Reflexivos para discussões acerca de uma educação voltada para a não violência. Por fim, concluímos que a educação para a não-violência, deve contribuir de maneira eficaz para construirmos uma cultura de paz no âmbito escolar, que inclua de maneira eficiente as crianças que carregam o preconceito e estigma de alguma “herança da criminalidade”. |
Resumen : | This Dissertation presents results of an action research. The study focuses on how the sociocultural reality of children and young people with incarcerated family members influences their choices and how schools help prevent and/or reduce crime by breaking the cycle of violence. As an initial stage of this study, a bibliographical research was carried out searching for theoretical references that address the concepts of preventing violence, combating crime, school, education for peace, stigma and incarceration. In the second stage, a survey was carried out in schools and the school located on the outskirts of the Municipality of Jaguarão, which was the object of research, was delimited, with the aim of identifying students who have parents or family members in prison. Based on this data, interviews were carried out with teachers and management team, with which we sought to identify central research questions: How does the school perceive whether the sociocultural reality of children and young people with imprisoned family members influences their choices? How does school help prevent violence and reduce crime? Does the school have activities or practices that involve the inclusion of these children, with the aim of breaking prejudice and extinguishing the stigma they carry? Qualitative textual analysis was used to analyze the data. The theoretical foundation, the writings in the Field Diary, the analysis of the interviews, enabled the development of Reflective Circles for discussions about an education focused on non-violence. Finally, we conclude that education for non-violence must effectively contribute to building a culture of peace at school, which efficiently includes children who carry the prejudice and stigma of some “heritage of criminality”. |
Palabras clave : | Educação Escola Prevenção Violência Education School Prevention Violence |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | LIMA, Stéphanie Souza de. A escola pública e a superação do ciclo da violência: Um estudo sobre o impacto do encarceramento de familiares na vida escolar dos estudantes. 119 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8793 |
Fecha de publicación : | 19-oct-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Stéphanie Souza de Lima 2023.pdf | Stéphanie Souza de Lima 2023 | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.