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dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorLima , Stéphanie Souza de-
dc.date.accessioned2024-01-08T16:46:47Z-
dc.date.available2024-01-08-
dc.date.available2024-01-08T16:46:47Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationLIMA, Stéphanie Souza de. A escola pública e a superação do ciclo da violência: Um estudo sobre o impacto do encarceramento de familiares na vida escolar dos estudantes. 119 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8793-
dc.description.abstractThis Dissertation presents results of an action research. The study focuses on how the sociocultural reality of children and young people with incarcerated family members influences their choices and how schools help prevent and/or reduce crime by breaking the cycle of violence. As an initial stage of this study, a bibliographical research was carried out searching for theoretical references that address the concepts of preventing violence, combating crime, school, education for peace, stigma and incarceration. In the second stage, a survey was carried out in schools and the school located on the outskirts of the Municipality of Jaguarão, which was the object of research, was delimited, with the aim of identifying students who have parents or family members in prison. Based on this data, interviews were carried out with teachers and management team, with which we sought to identify central research questions: How does the school perceive whether the sociocultural reality of children and young people with imprisoned family members influences their choices? How does school help prevent violence and reduce crime? Does the school have activities or practices that involve the inclusion of these children, with the aim of breaking prejudice and extinguishing the stigma they carry? Qualitative textual analysis was used to analyze the data. The theoretical foundation, the writings in the Field Diary, the analysis of the interviews, enabled the development of Reflective Circles for discussions about an education focused on non-violence. Finally, we conclude that education for non-violence must effectively contribute to building a culture of peace at school, which efficiently includes children who carry the prejudice and stigma of some “heritage of criminality”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPreventionpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.titleA escola pública e a superação do ciclo da violência: um estudo sobre o impacto do encarceramento de familiares na vida escolar dos estudantes.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Vieira, Maurício Aires-
dc.contributor.referee3Hammes, Itamar Luís-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta Dissertação apresenta resultados de uma pesquisa-ação. O estudo versa acerca de como a realidade sociocultural de crianças e jovens com familiares encarcerados influenciam em suas escolhas e como a escola auxilia na prevenção e/ou diminuição da criminalidade rompendo o ciclo da violência. Como etapa inicial deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com buscas de referencial teórico que aborde os conceitos de prevenção à violência, combate à criminalidade, escola, educação para a paz, estigma e encarceramento. No segundo momento foi realizado um levantamento nas escolas e delimitada a escola localizada na periferia do Município de Jaguarão, que foi objeto de pesquisa, com o intuito de identificar os estudantes que têm pais ou familiares encarcerados. Com base nestes dados foram realizadas entrevistas com os professores e equipe diretiva, com a qual se buscou identificar questões centrais da pesquisa: Como a escola percebe se realidade sociocultural de crianças e jovens com familiares presos influenciam em suas escolhas? Como a escola auxilia na prevenção da violência e diminuição da criminalidade? A escola possui atividades ou práticas que envolvem a inclusão destas crianças, no intuito de romper o preconceito e extinguir o estigma que carregam? Para a análise dos dados foi utilizada a análise textual qualitativa. A fundamentação teórica, os escritos dos Diários de Campo, a análise das entrevistas, possibilitaram o desenvolvimento de Círculos Reflexivos para discussões acerca de uma educação voltada para a não violência. Por fim, concluímos que a educação para a não-violência, deve contribuir de maneira eficaz para construirmos uma cultura de paz no âmbito escolar, que inclua de maneira eficiente as crianças que carregam o preconceito e estigma de alguma “herança da criminalidade”.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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