Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8790
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | PNLD 2024: uma análise dos livros didáticos como mecanismo de promoção á educação antirracista |
Autor(es): | Moreira, Maria Julia Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Gamalho, Nola Patrícia |
1° Membro da banca: | Nunes, Janilton Fernandes |
2° Membro da banca: | Lopes, Jandira Elohá |
Resumo: | O Brasil está imerso em uma realidade em que as desigualdades sociais permeiam as relações e práticas cotidianas. O processo de escravização, com os consequentes imaginários, subjetividades e condições socioeconômicas impactam ainda hoje na vida de negros e negras. Nesse cenário, a educação representa um instrumento essencial para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais. O presente trabalho tem como objetivo verificar se os livros de história do 8° ano Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2024 subsidiam uma educação antirracista. São objetivos específicos: compreender o conceito de educação antirracista; Identificar os dispositivos e orientações legais acerca da educação para as relações étnico-raciais; Analisar o PNLD 2024 e as resenhas das coleções de História do ensino fundamental. A metodologia escolhida foi revisão bibliográfica e análise de conteúdo. |
Resumen : | Brazil is immersed in a reality in which social inequalities permeate everyday relationships and practices. The process of enslavement, with the resulting imaginaries, subjectivities and socioeconomic conditions, still impacts the lives of black men and women today. In this scenario, education represents an essential instrument for confronting social and racial inequalities. The present work aims to verify whether the history books for the 8th year of Elementary School approved in the PNLD 2024 support anti-racist education. Specific objectives are: understanding the concept of anti-racist education; Identify legal provisions and guidelines on education for ethnic-racial relations; Analyze the PNLD 2024 and the reviews of the elementary school History collections. The chosen methodology was bibliographic review and content analysis. |
Palabras clave : | Educação Antirracismo Racismo Raças Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Education Opposition to racism |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | MOREIRA, Maria Julia Rodrigues. PNLD 2024: uma análise dos livros didáticos como mecanismo de promoção á educação antirracista. 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8790 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Julia Rodrigues Moreira 2023.pdf | 656.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.