Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8790
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Gamalho, Nola Patrícia-
dc.creatorMoreira, Maria Julia Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-01-05T17:13:16Z-
dc.date.available2024-01-04-
dc.date.available2024-01-05T17:13:16Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationMOREIRA, Maria Julia Rodrigues. PNLD 2024: uma análise dos livros didáticos como mecanismo de promoção á educação antirracista. 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8790-
dc.description.abstractBrazil is immersed in a reality in which social inequalities permeate everyday relationships and practices. The process of enslavement, with the resulting imaginaries, subjectivities and socioeconomic conditions, still impacts the lives of black men and women today. In this scenario, education represents an essential instrument for confronting social and racial inequalities. The present work aims to verify whether the history books for the 8th year of Elementary School approved in the PNLD 2024 support anti-racist education. Specific objectives are: understanding the concept of anti-racist education; Identify legal provisions and guidelines on education for ethnic-racial relations; Analyze the PNLD 2024 and the reviews of the elementary school History collections. The chosen methodology was bibliographic review and content analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectOpposition to racismpt_BR
dc.titlePNLD 2024: uma análise dos livros didáticos como mecanismo de promoção á educação antirracistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6176603303913745pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Janilton Fernandes-
dc.contributor.referee2Lopes, Jandira Elohá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5551310346994869pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1866467551152261pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO Brasil está imerso em uma realidade em que as desigualdades sociais permeiam as relações e práticas cotidianas. O processo de escravização, com os consequentes imaginários, subjetividades e condições socioeconômicas impactam ainda hoje na vida de negros e negras. Nesse cenário, a educação representa um instrumento essencial para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais. O presente trabalho tem como objetivo verificar se os livros de história do 8° ano Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2024 subsidiam uma educação antirracista. São objetivos específicos: compreender o conceito de educação antirracista; Identificar os dispositivos e orientações legais acerca da educação para as relações étnico-raciais; Analisar o PNLD 2024 e as resenhas das coleções de História do ensino fundamental. A metodologia escolhida foi revisão bibliográfica e análise de conteúdo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Julia Rodrigues Moreira 2023.pdf656.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.