Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8779
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Gamalho, Nola Patrícia-
dc.creatorSiqueira, Andre Iser-
dc.date.accessioned2024-01-05T17:02:34Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2024-01-05T17:02:34Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Andre Iser. Entre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8779-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRacismo en la educaciónpt_BR
dc.subjectOposición al racismopt_BR
dc.titleEntre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234900614323347pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Muriel-
dc.contributor.referee2Ribeiro, João Pedro da Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951854116201147pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605424722032113pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA formação cultural do Brasil é caracterizada pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo. É neste sentido que, com o advento da Lei n° 10.639/03, tornou-se obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Busca-se corrigir a ausência destes conteúdos no cotidiano da sala de aula e proporcionar uma maior profundidade na sua abordagem. Este trabalho apresenta como tema a importância do ensino através de uma educação antirracista e combate ao racismo nas escolas. O objetivo é contextualizar a temática a partir da concepção do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, em especial para a aplicabilidade da Lei 10.639/03. A pesquisa tem o cunho metodológico da pesquisa-ação, de revisão bibliográfica e análise legislativa e suas implicações. Ao incluir uma educação antirracista nas escolas, estamos fortalecendo a cidadania e uma educação que respeita a diversidade, garantindo que os estudantes tenham acesso a um conhecimento plural e diversificado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenLa formación cultural de Brasil se caracteriza por la fusión de etnias y culturas, por la ocupación continua de diferentes regiones geográficas, por la diversidad de fisonomías y paisajes y también por la multiplicidad de visiones sobre el mestizaje en un sentido amplio. Es en este sentido que, con la promulgación de la Ley nº 10.639/03, la enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña en las escuelas brasileñas pasó a ser obligatoria. El objetivo es corregir la ausencia de estos contenidos en el aula diaria y aportar una mayor profundidad en su abordaje. Este trabajo presenta como tema la importancia de la enseñanza a través de la educación antirracista y la lucha contra el racismo en las escuelas. El objetivo es contextualizar el tema a partir del concepto de enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña, especialmente en lo que respecta a la aplicabilidad de la Ley 10.639/03. La investigación tiene el carácter metodológico de investigación-acción de levantamiento bibliográfico y análisis legislativo y sus implicaciones. Al incluir educación antirracista en las escuelas, estamos fortaleciendo la ciudadanía y una educación que respete la diversidad, asegurando que los estudiantes tengan acceso a conocimientos plurales y diversospt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Andre Iser Siqueira 2023.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.