???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8779
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gamalho, Nola Patrícia | - |
dc.creator | Siqueira, Andre Iser | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-05T17:02:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21 | - |
dc.date.available | 2024-01-05T17:02:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Andre Iser. Entre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8779 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo na educação | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Racismo en la educación | pt_BR |
dc.subject | Oposición al racismo | pt_BR |
dc.title | Entre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1234900614323347 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4672432445245125 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Muriel | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, João Pedro da Rosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5951854116201147 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4605424722032113 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A formação cultural do Brasil é caracterizada pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo. É neste sentido que, com o advento da Lei n° 10.639/03, tornou-se obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Busca-se corrigir a ausência destes conteúdos no cotidiano da sala de aula e proporcionar uma maior profundidade na sua abordagem. Este trabalho apresenta como tema a importância do ensino através de uma educação antirracista e combate ao racismo nas escolas. O objetivo é contextualizar a temática a partir da concepção do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, em especial para a aplicabilidade da Lei 10.639/03. A pesquisa tem o cunho metodológico da pesquisa-ação, de revisão bibliográfica e análise legislativa e suas implicações. Ao incluir uma educação antirracista nas escolas, estamos fortalecendo a cidadania e uma educação que respeita a diversidade, garantindo que os estudantes tenham acesso a um conhecimento plural e diversificado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
dc.description.Resumen | La formación cultural de Brasil se caracteriza por la fusión de etnias y culturas, por la ocupación continua de diferentes regiones geográficas, por la diversidad de fisonomías y paisajes y también por la multiplicidad de visiones sobre el mestizaje en un sentido amplio. Es en este sentido que, con la promulgación de la Ley nº 10.639/03, la enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña en las escuelas brasileñas pasó a ser obligatoria. El objetivo es corregir la ausencia de estos contenidos en el aula diaria y aportar una mayor profundidad en su abordaje. Este trabajo presenta como tema la importancia de la enseñanza a través de la educación antirracista y la lucha contra el racismo en las escuelas. El objetivo es contextualizar el tema a partir del concepto de enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña, especialmente en lo que respecta a la aplicabilidad de la Ley 10.639/03. La investigación tiene el carácter metodológico de investigación-acción de levantamiento bibliográfico y análisis legislativo y sus implicaciones. Al incluir educación antirracista en las escuelas, estamos fortaleciendo la ciudadanía y una educación que respete la diversidad, asegurando que los estudiantes tengan acceso a conocimientos plurales y diversos | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Humanas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Andre Iser Siqueira 2023.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???