Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8779
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Entre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003 |
Autor(es): | Siqueira, Andre Iser |
Primeiro Orientador: | Gamalho, Nola Patrícia |
1° Membro da banca: | Pinto, Muriel |
2° Membro da banca: | Ribeiro, João Pedro da Rosa |
Resumo: | A formação cultural do Brasil é caracterizada pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo. É neste sentido que, com o advento da Lei n° 10.639/03, tornou-se obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Busca-se corrigir a ausência destes conteúdos no cotidiano da sala de aula e proporcionar uma maior profundidade na sua abordagem. Este trabalho apresenta como tema a importância do ensino através de uma educação antirracista e combate ao racismo nas escolas. O objetivo é contextualizar a temática a partir da concepção do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, em especial para a aplicabilidade da Lei 10.639/03. A pesquisa tem o cunho metodológico da pesquisa-ação, de revisão bibliográfica e análise legislativa e suas implicações. Ao incluir uma educação antirracista nas escolas, estamos fortalecendo a cidadania e uma educação que respeita a diversidade, garantindo que os estudantes tenham acesso a um conhecimento plural e diversificado. |
Resumen: | La formación cultural de Brasil se caracteriza por la fusión de etnias y culturas, por la ocupación continua de diferentes regiones geográficas, por la diversidad de fisonomías y paisajes y también por la multiplicidad de visiones sobre el mestizaje en un sentido amplio. Es en este sentido que, con la promulgación de la Ley nº 10.639/03, la enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña en las escuelas brasileñas pasó a ser obligatoria. El objetivo es corregir la ausencia de estos contenidos en el aula diaria y aportar una mayor profundidad en su abordaje. Este trabajo presenta como tema la importancia de la enseñanza a través de la educación antirracista y la lucha contra el racismo en las escuelas. El objetivo es contextualizar el tema a partir del concepto de enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña, especialmente en lo que respecta a la aplicabilidad de la Ley 10.639/03. La investigación tiene el carácter metodológico de investigación-acción de levantamiento bibliográfico y análisis legislativo y sus implicaciones. Al incluir educación antirracista en las escuelas, estamos fortaleciendo la ciudadanía y una educación que respete la diversidad, asegurando que los estudiantes tengan acceso a conocimientos plurales y diversos |
Palavras-chave: | Racismo na educação Antirracismo Educação Escola Cultura afro-brasileira Cultura Racismo en la educación Oposición al racismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | SIQUEIRA, Andre Iser. Entre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8779 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andre Iser Siqueira 2023.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.