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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Entre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003
Autor(es): Siqueira, Andre Iser
Primeiro Orientador: Gamalho, Nola Patrícia
1° Membro da banca: Pinto, Muriel
2° Membro da banca: Ribeiro, João Pedro da Rosa
Resumo: A formação cultural do Brasil é caracterizada pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo. É neste sentido que, com o advento da Lei n° 10.639/03, tornou-se obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Busca-se corrigir a ausência destes conteúdos no cotidiano da sala de aula e proporcionar uma maior profundidade na sua abordagem. Este trabalho apresenta como tema a importância do ensino através de uma educação antirracista e combate ao racismo nas escolas. O objetivo é contextualizar a temática a partir da concepção do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, em especial para a aplicabilidade da Lei 10.639/03. A pesquisa tem o cunho metodológico da pesquisa-ação, de revisão bibliográfica e análise legislativa e suas implicações. Ao incluir uma educação antirracista nas escolas, estamos fortalecendo a cidadania e uma educação que respeita a diversidade, garantindo que os estudantes tenham acesso a um conhecimento plural e diversificado.
Resumen: La formación cultural de Brasil se caracteriza por la fusión de etnias y culturas, por la ocupación continua de diferentes regiones geográficas, por la diversidad de fisonomías y paisajes y también por la multiplicidad de visiones sobre el mestizaje en un sentido amplio. Es en este sentido que, con la promulgación de la Ley nº 10.639/03, la enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña en las escuelas brasileñas pasó a ser obligatoria. El objetivo es corregir la ausencia de estos contenidos en el aula diaria y aportar una mayor profundidad en su abordaje. Este trabajo presenta como tema la importancia de la enseñanza a través de la educación antirracista y la lucha contra el racismo en las escuelas. El objetivo es contextualizar el tema a partir del concepto de enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña, especialmente en lo que respecta a la aplicabilidad de la Ley 10.639/03. La investigación tiene el carácter metodológico de investigación-acción de levantamiento bibliográfico y análisis legislativo y sus implicaciones. Al incluir educación antirracista en las escuelas, estamos fortaleciendo la ciudadanía y una educación que respete la diversidad, asegurando que los estudiantes tengan acceso a conocimientos plurales y diversos
Palabras clave : Racismo na educação
Antirracismo
Educação
Escola
Cultura afro-brasileira
Cultura
Racismo en la educación
Oposición al racismo
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : SIQUEIRA, Andre Iser. Entre a teoria e a prática, os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/ 2003. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8779
Fecha de publicación : 14-dic-2023
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

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