Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8724
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Cinema na escola: filmes como recurso pedagógico para o ensino
Autor(es): Xavier , Luciana Rodrigues
Primeiro Orientador: Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza
1° Membro da banca: Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza
2° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
3° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo sobre a possibilidade de utilização de filmes como recurso pedagógico para o ensino em sala de aula. Por meio de abordagens sobre conceitos de arte e cinema correlacionando com a literatura, analisou-se sua origem, conceitos, elementos norteadores, além de sua utilização na educação. O objetivo deste trabalho foi discutir a aplicabilidade e o uso de filmes como metodologia no ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como metodologia uma pesquisa exploratória, baseada, entre outros, nos estudos de Deleuze e Cabrera que enaltecem a relação filmes e educação na escola, além de Reina, que reverencia o fantástico mundo do cinema e sua importância. Este estudo aponta a utilização do cinema e filmes como ferramenta metodológica útil ao ensino em sala de aula. Dessa forma, o filme é um recurso contemporâneo que se evidencia como ferramenta educacional democrática de acesso à cultura e ao ato de pensar, sendo um ótimo recurso para o ensino e aprendizagem em sala de aula.
Resumen : This article presents a study on the possibility of using films as a pedagogical resource for teaching Literature in the classroom. Through approaches to concepts of art and cinema correlating with literature, its origin, concepts, guiding elements were analyzed, in addition to its use in education. The objective of this work was to discuss the applicability and use of films as a learning methodology in the teaching of literature. The research had as methodology an exploratory research, based, among others, on the studies by Deleuze and Cabrera that extol the relationship between films and education at school, in addition to Reina, who reveres the fantastic world of cinema and its importance. This study points to the use of cinema and films as a useful methodological tool for teaching literature in the classroom. Thus, the film is a contemporary resource that stands out as a democratic educational tool for accessing culture and the act of thinking, being a great resource for teaching and learning literature in the classroom.
Palabras clave : Literatura
Ensino
Filmes
Literature
Teaching
Films
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : XAVIER, Luciana Rodrigues. Cinema na escola: filmes como recurso pedagógico para o ensino. 23 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8724
Fecha de publicación : 10-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUCIANA RODRIGUES XAVIER.pdfLuciana Rodrigues Xavier 2021396.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.