Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8707
Tipo: | Dissertação |
Título : | Produção de vídeos e educação matemática: análise do processo de constituição de um curso instrucional |
Autor(es): | Ferreira, Daniele Pereira |
Primeiro Orientador: | Moraes, João Carlos Pereira de |
1° Membro da banca: | Moraes, João Carlos Pereira de |
2° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
3° Membro da banca: | Alves, Rozane da Silveira |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que aborda a produção de vídeos e a formação para a docência em Matemática. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de constituição de um curso de produção de vídeos e as possíveis ressonâncias na Educação Matemática. Os conceitos trabalhados foram embasados nos estudos sobre a produção de vídeos e a formação para a docência em Matemática. A abordagem metodológica utilizada foi a Pesquisa Baseada em Design (PBD), que, por sua vez, busca abordar problemas reais por meio do desenvolvimento de soluções concretas e inovadoras, ao mesmo tempo em que avalia essas soluções em termos de sua eficácia. Essa metodologia é composta por ciclos e, em cada ciclo, são realizadas quatro etapas (diagnóstico, desenvolvimento, aplicação e avaliação). Ao longo do estudo, foram realizados três ciclos com os seguintes sujeitos: (a) ciclo 1: alunos e professores da Pedagogia; (b) ciclo 2: professores universitários da UTFPR; (c) ciclo 3: licenciandos de Matemática. Como produto e resultado final foi gerado um curso instrucional sobre Produção de Vídeos e Educação Matemática para comunidade em geral. |
Resumen : | This Critical-Reflective Report is the result of a research study that addresses video production and teacher training in Mathematics. The research aimed to analyze the process of establishing a video production course and its potential impact on Mathematics Education. The concepts explored were grounded in studies on video production and teacher training in Mathematics. The methodological approach used was Design-Based Research (DBR), which seeks to address real-world problems through the development of concrete and innovative solutions while also evaluating the effectiveness of these solutions. This methodology consists of cycles, and each cycle involves four stages (diagnosis, development, implementation, and evaluation). Throughout the study, three cycles were conducted with the following participants: (a) cycle 1: Pedagogy students and teachers; (b) cycle 2: university professors from UTFPR; (c) cycle 3: Mathematics education undergraduates. As a product and final outcome an instructional course on Video Production and Mathematics Education was created for the general community. |
Palabras clave : | Educação Matemática Produção de Vídeos Curso instrucional Mathematics Education Video Production Instructional Course |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | FERREIRA, Daniele Pereira. Produção de vídeos e educação matemática: análise do processo de constituição de um curso instrucional. 79 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8707 |
Fecha de publicación : | 21-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELE PEREIRA FERREIRA.pdf | Daniele Pereira Ferreira 2023 | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.