Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8704
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prática literária na escola: diálogo entre leitura e escrita
Autor(es): Ilha , Heloísa Silva Trojahn
Primeiro Orientador: Del Castillo, Carlos Giovani Dutra
1° Membro da banca: Del Castillo, Carlos Giovani Dutra
2° Membro da banca: Caetano, Virginia Barbosa Lucena
3° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
Resumo: O presente artigo consiste em apresentar um estudo sobre a prática literária como objeto de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no ambiente escolar, visan do mostrar a importância de seu estudo, suas características, métodos de ensino e prática a ser aplicada em sala de aula. Também tem por objetivo analisar o desen volvimento da prática de leitura e escrita e, para isso, constitui um estudo com base no livro Do mundo da leitura para a leitura do mundo, da autora Marisa Lajolo, e para complementar a ideia central, analisar-se-á trechos e citações das obras da conhe cida escritora, Clarice Lispector. Assim, o intuito deste estudo é demonstrar que a prática literária poderá ser utilizada para desenvolver as habilidades dos alunos de uma forma descontraída e interessante, despertando o interesse no aprendizado da leitura e da escrita, que são importantes para o desenvolvimento e crescimento inte lectual e de aprimoramento das habilidades cognitivas dos educandos.
Abstract: This article consists of presenting literary practice as an object of teaching and learn ing reading and writing in the school environment, aiming to show the importance of its study, its characteristics, teaching methods and practice to be applied in the class room. It also aims to analyze the development of the practice of reading and writing and for this, constitutes a study based on the book From the world of reading to the reading of the world, by the author Marisa Lajolo, researcher, literary critic, author of children's literature and university professor and to complement the central idea, ex cerpts and quotations from the works of the author, Clarice Lispector, author of nov els, short stories, and essays, is considered one of the most important Brazilian writ ers of the twentieth century. Literary practice can be used to develop students' skills in a relaxed and interesting way, arousing interest in learning reading and writing, which are important for intellectual development and growth and improvement of stu dents' cognitive abilities.
Palavras-chave: Prática literária
Ambiente escolar
Leitura
Escrita
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: ILHA, Heloísa Silva Trojahn. Prática literária na escola: diálogo entre leitura e escrita. 15 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8704
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloísa Silva Trojahn Ilha.pdfHeloísa Silva Trojahn Ilha 2021550.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.