Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8704
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Prática literária na escola: diálogo entre leitura e escrita |
Autor(es): | Ilha , Heloísa Silva Trojahn |
Primeiro Orientador: | Del Castillo, Carlos Giovani Dutra |
1° Membro da banca: | Del Castillo, Carlos Giovani Dutra |
2° Membro da banca: | Caetano, Virginia Barbosa Lucena |
3° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
Resumo: | O presente artigo consiste em apresentar um estudo sobre a prática literária como objeto de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no ambiente escolar, visan do mostrar a importância de seu estudo, suas características, métodos de ensino e prática a ser aplicada em sala de aula. Também tem por objetivo analisar o desen volvimento da prática de leitura e escrita e, para isso, constitui um estudo com base no livro Do mundo da leitura para a leitura do mundo, da autora Marisa Lajolo, e para complementar a ideia central, analisar-se-á trechos e citações das obras da conhe cida escritora, Clarice Lispector. Assim, o intuito deste estudo é demonstrar que a prática literária poderá ser utilizada para desenvolver as habilidades dos alunos de uma forma descontraída e interessante, despertando o interesse no aprendizado da leitura e da escrita, que são importantes para o desenvolvimento e crescimento inte lectual e de aprimoramento das habilidades cognitivas dos educandos. |
Resumen : | This article consists of presenting literary practice as an object of teaching and learn ing reading and writing in the school environment, aiming to show the importance of its study, its characteristics, teaching methods and practice to be applied in the class room. It also aims to analyze the development of the practice of reading and writing and for this, constitutes a study based on the book From the world of reading to the reading of the world, by the author Marisa Lajolo, researcher, literary critic, author of children's literature and university professor and to complement the central idea, ex cerpts and quotations from the works of the author, Clarice Lispector, author of nov els, short stories, and essays, is considered one of the most important Brazilian writ ers of the twentieth century. Literary practice can be used to develop students' skills in a relaxed and interesting way, arousing interest in learning reading and writing, which are important for intellectual development and growth and improvement of stu dents' cognitive abilities. |
Palabras clave : | Prática literária Ambiente escolar Leitura Escrita |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | ILHA, Heloísa Silva Trojahn. Prática literária na escola: diálogo entre leitura e escrita. 15 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8704 |
Fecha de publicación : | 13-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Heloísa Silva Trojahn Ilha.pdf | Heloísa Silva Trojahn Ilha 2021 | 550.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.