???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8685
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Construindo a cidadania com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública municipal.
Autor(es): Brum, Valéria Silva
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
2° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
3° Membro da banca: Zitoski, Jaime José
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado da pesquisa que propôs desenvolver a educação para cidadania com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. O objetivo da pesquisa era desenvolver o entendimento de cidadania através de cinco encontros chamados “Círculos Dialógicos”. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos como diário de campo, fotografias, Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico da escola. Esse movimento de participação estudantil é importante para a formação cidadã e para a história registrada em documentos, as quais demandam da participação de toda comunidade escolar como prática da gestão democrática da escola e ajuda a formar os cidadãos. Os dados indicam que a temática da formação cidadã deveria ser mais trabalhada, construindo várias ações que provam a reflexão sobre cidadania e sobre as práticas de convivência em sociedade.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo resulta de una investigación que se propuso a desarrollar la educación ciudadana en una clase de 9º grado de primaria de una escuela municipal. El objetivo de la investigación fue desarrollar la comprensión de la ciudadanía a través de cinco encuentros denominados “Círculos Dialógicos”. La metodología utilizada fue la intervención pedagógica. Para buscar los datos fueron utilizados instrumentos como diario de campo, fotografías, Reglamento Escolar y Proyecto Político Pedagógico Escolar. Este movimiento de participación estudiantil es importante para la formación ciudadana y la historia registrada en documentos, que exigen la participación de toda la comunidad escolar como práctica de gestión democrática de la escuela y ayuda a la formación de ciudadanos. Los datos indican que se debe trabajar más el tema de la educación ciudadana, construyendo varias acciones que prueben la reflexión sobre la ciudadanía y las prácticas de convivencia en sociedad.
metadata.dc.subject: Cidadania
Cidadão
Gestão democrática
Movimento estudantil
Ciudadanía
Ciudadano
Gestión democrática
Movimiento estudiantil
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: BRUM, Valéria Silva. Construindo a cidadania com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública municipal. 77 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8685
metadata.dc.date.issued: 10-Aug-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
VALÉRIA SILVA BRUM.pdfValéria Silva Brum 20232.42 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???