Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RS |
Autor(es): | Bretanha, Milena Rodrigues Rocha |
Primeiro Orientador: | Moura, Patrícia dos Santos |
1° Membro da banca: | Moura, Patrícia dos Santos |
2° Membro da banca: | Moraes, João Carlos Pereira de |
3° Membro da banca: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
Resumo: | Este trabalho tem por principal objetivo analisar as compreensões das professoras das Escolas de Educação Infantil de Jaguarão/RS acerca das diferenças entre alfabetização e letramento na Educação Infantil, refletindo também sobre a sua indissociabilidade. A metodologia utilizada é do tipo intervenção e baseia-se na abordagem qualitativa com a intenção de subsidiar a pesquisa através de entrevista diagnóstica para a elaboração das rodas de formação com as professoras. Buscando assim propiciar a elas situações de debate sobre os conceitos de alfabetização e letramento, reflexões sobre as práticas em sala de aula e atividades concretas que possam ser realizadas com as crianças. Como resultado, o estudo sobre as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil provocou as professoras a refletirem sobre o trabalho que vinham realizando. Mesmo sem mencionar qualquer conceito, os planejamentos das educadoras tiveram muito em comum, e, a partir de nossos estudos, ficou mais claro explicar que o letramento está presente nos planejamentos diários de cada professora. |
Resumen: | El objetivo principal de este trabajo es analizar las comprensiones de los profesores de las Escuelas de Educación Infantil de Jaguarão/RS sobre las diferencias entre alfabetización y alfabetización en Educación Infantil, reflexionando también sobre su inseparabilidad. La metodología utilizada es del tipo intervención y se basa en un enfoque cualitativo con la intención de subsidiar la investigación a través de una entrevista diagnóstica para la elaboración de círculos de formación con los docentes. De esta forma, se busca brindarles situaciones para el debate de los conceptos de lectoescritura y lectoescritura, reflexiones sobre prácticas en el aula y actividades concretas que se pueden realizar con los niños. Como resultado, el estudio sobre las prácticas de lectura y escritura en Educación Infantil provocó que los docentes reflexionaran sobre el trabajo que venían realizando. Aún sin mencionar ningún concepto, la planificación de los educadores tenía mucho en común y, a partir de nuestros estudios, quedó más claro para explicar que la alfabetización está presente en la planificación diaria de cada maestro. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Alfabetização Letramento Formação de professores Educación Infantil Literatura Formación de profesores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | BRETANHA, Milena Rodrigues Rocha. Práticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RS. 84 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683 |
Data do documento: | 18-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MILENA RODRIGUES ROCHA BRETANHA.pdf | Milena Rodrigues Rocha Bretanha 2023 | 975.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.