Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RS
Autor(es): Bretanha, Milena Rodrigues Rocha
Primeiro Orientador: Moura, Patrícia dos Santos
1° Membro da banca: Moura, Patrícia dos Santos
2° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
3° Membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Resumo: Este trabalho tem por principal objetivo analisar as compreensões das professoras das Escolas de Educação Infantil de Jaguarão/RS acerca das diferenças entre alfabetização e letramento na Educação Infantil, refletindo também sobre a sua indissociabilidade. A metodologia utilizada é do tipo intervenção e baseia-se na abordagem qualitativa com a intenção de subsidiar a pesquisa através de entrevista diagnóstica para a elaboração das rodas de formação com as professoras. Buscando assim propiciar a elas situações de debate sobre os conceitos de alfabetização e letramento, reflexões sobre as práticas em sala de aula e atividades concretas que possam ser realizadas com as crianças. Como resultado, o estudo sobre as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil provocou as professoras a refletirem sobre o trabalho que vinham realizando. Mesmo sem mencionar qualquer conceito, os planejamentos das educadoras tiveram muito em comum, e, a partir de nossos estudos, ficou mais claro explicar que o letramento está presente nos planejamentos diários de cada professora.
Resumen: El objetivo principal de este trabajo es analizar las comprensiones de los profesores de las Escuelas de Educación Infantil de Jaguarão/RS sobre las diferencias entre alfabetización y alfabetización en Educación Infantil, reflexionando también sobre su inseparabilidad. La metodología utilizada es del tipo intervención y se basa en un enfoque cualitativo con la intención de subsidiar la investigación a través de una entrevista diagnóstica para la elaboración de círculos de formación con los docentes. De esta forma, se busca brindarles situaciones para el debate de los conceptos de lectoescritura y lectoescritura, reflexiones sobre prácticas en el aula y actividades concretas que se pueden realizar con los niños. Como resultado, el estudio sobre las prácticas de lectura y escritura en Educación Infantil provocó que los docentes reflexionaran sobre el trabajo que venían realizando. Aún sin mencionar ningún concepto, la planificación de los educadores tenía mucho en común y, a partir de nuestros estudios, quedó más claro para explicar que la alfabetización está presente en la planificación diaria de cada maestro.
Palavras-chave: Educação Infantil
Alfabetização
Letramento
Formação de professores
Educación Infantil
Literatura
Formación de profesores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: BRETANHA, Milena Rodrigues Rocha. Práticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RS. 84 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683
Data do documento: 18-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENA RODRIGUES ROCHA BRETANHA.pdfMilena Rodrigues Rocha Bretanha 2023975.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.