???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moura, Patrícia dos Santos | - |
dc.creator | Bretanha, Milena Rodrigues Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T18:05:59Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11 | - |
dc.date.available | 2023-10-16T18:05:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
dc.identifier.citation | BRETANHA, Milena Rodrigues Rocha. Práticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RS. 84 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educación Infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Patrícia dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Moraes, João Carlos Pereira de | - |
dc.contributor.referee3 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por principal objetivo analisar as compreensões das professoras das Escolas de Educação Infantil de Jaguarão/RS acerca das diferenças entre alfabetização e letramento na Educação Infantil, refletindo também sobre a sua indissociabilidade. A metodologia utilizada é do tipo intervenção e baseia-se na abordagem qualitativa com a intenção de subsidiar a pesquisa através de entrevista diagnóstica para a elaboração das rodas de formação com as professoras. Buscando assim propiciar a elas situações de debate sobre os conceitos de alfabetização e letramento, reflexões sobre as práticas em sala de aula e atividades concretas que possam ser realizadas com as crianças. Como resultado, o estudo sobre as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil provocou as professoras a refletirem sobre o trabalho que vinham realizando. Mesmo sem mencionar qualquer conceito, os planejamentos das educadoras tiveram muito em comum, e, a partir de nossos estudos, ficou mais claro explicar que o letramento está presente nos planejamentos diários de cada professora. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | El objetivo principal de este trabajo es analizar las comprensiones de los profesores de las Escuelas de Educación Infantil de Jaguarão/RS sobre las diferencias entre alfabetización y alfabetización en Educación Infantil, reflexionando también sobre su inseparabilidad. La metodología utilizada es del tipo intervención y se basa en un enfoque cualitativo con la intención de subsidiar la investigación a través de una entrevista diagnóstica para la elaboración de círculos de formación con los docentes. De esta forma, se busca brindarles situaciones para el debate de los conceptos de lectoescritura y lectoescritura, reflexiones sobre prácticas en el aula y actividades concretas que se pueden realizar con los niños. Como resultado, el estudio sobre las prácticas de lectura y escritura en Educación Infantil provocó que los docentes reflexionaran sobre el trabajo que venían realizando. Aún sin mencionar ningún concepto, la planificación de los educadores tenía mucho en común y, a partir de nuestros estudios, quedó más claro para explicar que la alfabetización está presente en la planificación diaria de cada maestro. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
MILENA RODRIGUES ROCHA BRETANHA.pdf | Milena Rodrigues Rocha Bretanha 2023 | 975.13 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???