Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.creatorBretanha, Milena Rodrigues Rocha-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:05:59Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-16T18:05:59Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationBRETANHA, Milena Rodrigues Rocha. Práticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RS. 84 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8683-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.titlePráticas de letramento: formação continuada para professoras das escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee3Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por principal objetivo analisar as compreensões das professoras das Escolas de Educação Infantil de Jaguarão/RS acerca das diferenças entre alfabetização e letramento na Educação Infantil, refletindo também sobre a sua indissociabilidade. A metodologia utilizada é do tipo intervenção e baseia-se na abordagem qualitativa com a intenção de subsidiar a pesquisa através de entrevista diagnóstica para a elaboração das rodas de formação com as professoras. Buscando assim propiciar a elas situações de debate sobre os conceitos de alfabetização e letramento, reflexões sobre as práticas em sala de aula e atividades concretas que possam ser realizadas com as crianças. Como resultado, o estudo sobre as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil provocou as professoras a refletirem sobre o trabalho que vinham realizando. Mesmo sem mencionar qualquer conceito, os planejamentos das educadoras tiveram muito em comum, e, a partir de nossos estudos, ficou mais claro explicar que o letramento está presente nos planejamentos diários de cada professora.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl objetivo principal de este trabajo es analizar las comprensiones de los profesores de las Escuelas de Educación Infantil de Jaguarão/RS sobre las diferencias entre alfabetización y alfabetización en Educación Infantil, reflexionando también sobre su inseparabilidad. La metodología utilizada es del tipo intervención y se basa en un enfoque cualitativo con la intención de subsidiar la investigación a través de una entrevista diagnóstica para la elaboración de círculos de formación con los docentes. De esta forma, se busca brindarles situaciones para el debate de los conceptos de lectoescritura y lectoescritura, reflexiones sobre prácticas en el aula y actividades concretas que se pueden realizar con los niños. Como resultado, el estudio sobre las prácticas de lectura y escritura en Educación Infantil provocó que los docentes reflexionaran sobre el trabajo que venían realizando. Aún sin mencionar ningún concepto, la planificación de los educadores tenía mucho en común y, a partir de nuestros estudios, quedó más claro para explicar que la alfabetización está presente en la planificación diaria de cada maestro.pt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MILENA RODRIGUES ROCHA BRETANHA.pdfMilena Rodrigues Rocha Bretanha 2023975.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.