Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Estratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: uma revisão sistemática da literatura |
Autor(es): | Vargas, Ketrin Diovana Alves Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Silva, João Pablo Silva da |
Coorientador: | Finger, Alice Fonseca |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com foco nas estratégias de ensino e suas aplicações no contextos da lógica matemática a partir do pensamento computacional. O objetivo da revisão é descobrir: quais estratégias são aplicadas no ensino de lógica matemática; como são desenvolvidos e abordados estes conteúdos; como o pensamento computacional contribui no desenvolvimento intelectual. A partir dos estudos retornados, foi possível identificar estratégias classificadas como plugadas e desplugadas, nas quais resolução de problemas são abordados para o ensino de lógica. Por fim, competências e habilidades dos estudantes são aperfeiçoadas, além de aumentar a motivação com o uso do pensamento computacional. Palavras-chaves: revisão sistemática; pensamento computacional; lógica matemática. |
Resumen : | This work presents a systematic review of the literature focusing on teaching strategies in the context of Mathematical Logic from Computational Thinking. The objective of the review is to discover which strategies are applied in the teaching of Mathematical Logic, how these contents are developed and approached, and how Computational Thinking contributes to intellectual deve-lopment. The returned studies made it possible to identify strategies classified as plugged and unplugged, in which problem-solving is used for teaching. Fi-nally, students’ skills are improved, increasing motivation with Computational Thinking Palavras-chave em língua estrangeira: systematic review; computational thinking; mathematical logic. |
Palabras clave : | Revisão sistemática Pensamento computacional Lógica matemática Systematic review Computational thinkin Mathematical logic |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citación : | VARGAS, Ketrin Diovana Alves Rodrigues; SILVA, João Pablo Silva da; FINGER, Alice Fonseca. Estratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: uma revisão sistemática da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 1391-1403. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225243. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225243 |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8553 |
Fecha de publicación : | 4-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia de Software |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Informações básicas - Artigo cientifico publicado - Ketrin Diovana Alves Rodrigues Vargas - 2023.pdf | 55.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.