???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8553
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, João Pablo Silva da-
dc.creatorVargas, Ketrin Diovana Alves Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-07-31T18:46:24Z-
dc.date.available2023-07-31-
dc.date.available2023-07-31T18:46:24Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationVARGAS, Ketrin Diovana Alves Rodrigues; SILVA, João Pablo Silva da; FINGER, Alice Fonseca. Estratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: uma revisão sistemática da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 1391-1403. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225243.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8553-
dc.description.abstractThis work presents a systematic review of the literature focusing on teaching strategies in the context of Mathematical Logic from Computational Thinking. The objective of the review is to discover which strategies are applied in the teaching of Mathematical Logic, how these contents are developed and approached, and how Computational Thinking contributes to intellectual deve-lopment. The returned studies made it possible to identify strategies classified as plugged and unplugged, in which problem-solving is used for teaching. Fi-nally, students’ skills are improved, increasing motivation with Computational Thinking Palavras-chave em língua estrangeira: systematic review; computational thinking; mathematical logic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.subjectComputational thinkinpt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.titleEstratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Finger, Alice Fonseca-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5753/sbie.2022.225243pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com foco nas estratégias de ensino e suas aplicações no contextos da lógica matemática a partir do pensamento computacional. O objetivo da revisão é descobrir: quais estratégias são aplicadas no ensino de lógica matemática; como são desenvolvidos e abordados estes conteúdos; como o pensamento computacional contribui no desenvolvimento intelectual. A partir dos estudos retornados, foi possível identificar estratégias classificadas como plugadas e desplugadas, nas quais resolução de problemas são abordados para o ensino de lógica. Por fim, competências e habilidades dos estudantes são aperfeiçoadas, além de aumentar a motivação com o uso do pensamento computacional. Palavras-chaves: revisão sistemática; pensamento computacional; lógica matemática.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Informações básicas - Artigo cientifico publicado - Ketrin Diovana Alves Rodrigues Vargas - 2023.pdf55.21 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???