Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8489
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | O uso de jogos no ensino de funções do primeiro e segundo grau com alunos do 1° ano do ensino médio |
Autor(es): | Prado, Andressa Aparecida do |
Primeiro Orientador: | Bihain, Anderson Luis Jeske |
Coorientador: | Oliveira, Cristiano Peres |
1° Membro da banca: | Bihain, Anderson Luis Jeske |
2° Membro da banca: | Vaz, Francieli Aparecida |
3° Membro da banca: | Silva, Everson Jonatha Gomes da |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo das funções do 1° e 2° graus, revisando os principais elementos de cada assunto como: construção gráfica, raízes, vértice, coeficientes e identificação de uma função. Buscou-se mostrar a importância de trabalhar com o lúdico e trazer para dentro da sala de aula o ensino de funções através do uso de jogos, defendida por muitos pesquisadores e pela Base Nacional Comum Curricular. Para esta aplicação utilizou-se os jogos do bingo e o jogo uma resposta desenvolvida na plataforma on-line WordWall, realizou-se um planejamento que resultou em quatro aulas, com duração de 45 minutos cada, que foram realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio, no município de Roseira/SP. A pesquisa foi aplicada com 16 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática. Ao final da aplicação das atividades enviou-se um pedido aos alunos para o preenchimento de um formulário on-line hospedado na plataforma Google Forms. Os alunos relataram que as atividades práticas com jogos foram efetivas na construção de conhecimento sobre os conteúdos estudados. Como resultado, fica a convicção de que a utilização dos jogos, contribuiu de forma significativa como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, oportunizando o envolvimento e engajamento, a partir da interação e devolutiva dos alunos. |
Resumen : | This paper presents a didactic alternative in the study of 1st and 2nd degree functions, reviewing the main elements of each topic such as: graphical construction, roots, vertex, coefficients, and identification of a function. The importance of working with ludic activities and bringing game-based learning into the classroom, advocated by many researchers and the National Common Curricular Base, was demonstrated. For this application, the bingo and online platform WordWall games were used, and a planning resulted in four 45-minute classes that were carried out at a State High School in Roseira - SP, Brazil. The research was applied to 16 first-year high school students in the Mathematics discipline. At the end of the activities, students were asked to fill out an online form hosted on the Google Forms platform. The students reported that the practical activities with games were effective in building knowledge about the studied contents. As a result, it is believed that the use of games significantly contributed as a facilitator of the teaching-learning process, promoting student involvement and engagement through interaction and feedback. |
Palabras clave : | Ensino Ensino médio Funções Jogos Teaching High school Functions Games |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Citación : | PRADO, Andressa Aparecida do. O uso de jogos no ensino de funções do primeiro e segundo grau com alunos do 1° ano do ensino médio. 53f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8489 |
Fecha de publicación : | 15-abr-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Andressa_Prado_PDF.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.