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dc.contributor.advisor1 | Bihain, Anderson Luis Jeske | - |
dc.creator | Prado, Andressa Aparecida do | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T17:54:57Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21 | - |
dc.date.available | 2023-07-21T17:54:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-15 | - |
dc.identifier.citation | PRADO, Andressa Aparecida do. O uso de jogos no ensino de funções do primeiro e segundo grau com alunos do 1° ano do ensino médio. 53f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8489 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a didactic alternative in the study of 1st and 2nd degree functions, reviewing the main elements of each topic such as: graphical construction, roots, vertex, coefficients, and identification of a function. The importance of working with ludic activities and bringing game-based learning into the classroom, advocated by many researchers and the National Common Curricular Base, was demonstrated. For this application, the bingo and online platform WordWall games were used, and a planning resulted in four 45-minute classes that were carried out at a State High School in Roseira - SP, Brazil. The research was applied to 16 first-year high school students in the Mathematics discipline. At the end of the activities, students were asked to fill out an online form hosted on the Google Forms platform. The students reported that the practical activities with games were effective in building knowledge about the studied contents. As a result, it is believed that the use of games significantly contributed as a facilitator of the teaching-learning process, promoting student involvement and engagement through interaction and feedback. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Funções | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Functions | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos no ensino de funções do primeiro e segundo grau com alunos do 1° ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Cristiano Peres | - |
dc.contributor.referee1 | Bihain, Anderson Luis Jeske | - |
dc.contributor.referee2 | Vaz, Francieli Aparecida | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Everson Jonatha Gomes da | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo das funções do 1° e 2° graus, revisando os principais elementos de cada assunto como: construção gráfica, raízes, vértice, coeficientes e identificação de uma função. Buscou-se mostrar a importância de trabalhar com o lúdico e trazer para dentro da sala de aula o ensino de funções através do uso de jogos, defendida por muitos pesquisadores e pela Base Nacional Comum Curricular. Para esta aplicação utilizou-se os jogos do bingo e o jogo uma resposta desenvolvida na plataforma on-line WordWall, realizou-se um planejamento que resultou em quatro aulas, com duração de 45 minutos cada, que foram realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio, no município de Roseira/SP. A pesquisa foi aplicada com 16 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática. Ao final da aplicação das atividades enviou-se um pedido aos alunos para o preenchimento de um formulário on-line hospedado na plataforma Google Forms. Os alunos relataram que as atividades práticas com jogos foram efetivas na construção de conhecimento sobre os conteúdos estudados. Como resultado, fica a convicção de que a utilização dos jogos, contribuiu de forma significativa como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, oportunizando o envolvimento e engajamento, a partir da interação e devolutiva dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
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TCC_Andressa_Prado_PDF.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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