Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8459
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A BNCC e a educação literária: um olhar sobre o ensino de literatura no ensino fundamental
Autor(es): Fagundes, Flávia Adriana Pereira
Primeiro Orientador: Freitas, Santiago Bretanha
1° Membro da banca: Freitas, Santiago Bretanha
2° Membro da banca: Caetano, Virgínia Barbosa Lucena
3° Membro da banca: Silva, Renan Cardoso Gomes da
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada pela primeira vez em 2015, sendo caracterizada como um documento que normatiza a elaboração das propostas curriculares da educação básica no brasil. Em sua construção, busca-se sedimentar os princípios gerais apresentados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Seu propósito é o de situar conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem alcançar e fortalecer no decorrer de sua formação básica. Diante desses pressupostos, o presente trabalho tem o objetivo de compreender os modos como a BNCC prevê o ensino de literatura no ensino fundamental. Para tanto, realiza uma análise de três excertos da BNCC através de uma pesquisa qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa bibliográfica (GIL, 2002). Através da pesquisa qualitativa e das análises realizadas, compreende-se que a BNCC não abrange suficientemente as habilidades pertinentes ao desenvolvimento do leitor literário, assim como também não apresenta direções metodológicas para que a educação literária e a formação de leitores literários se efetuem no ensino fundamental.
Resumen: La Base Curricular Nacional Común (BNCC) fue publicada por primera vez en 2015, caracterizándose como un documento que regula la elaboración de propuestas curriculares para la educación básica en Brasil. En su construcción, busca sedimentar los principios generales presentados por la Ley de Directrices y Bases (LDB) y los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN). Su finalidad es situar los conocimientos, habilidades y destrezas que todo alumno debe alcanzar y potenciar durante su educación básica. Dados estos presupuestos, este trabajo pretende comprender las formas en que la BNCC prevé la enseñanza de la literatura en la escuela primaria. Para ello, realiza un análisis de tres fragmentos de la BNCC mediante una investigación cualitativa, empleando los fundamentos teóricos y metodológicos de la investigación bibliográfica (GIL, 2002). A través de la investigación cualitativa y de los análisis realizados, se comprende que la BNCC no cubre suficientemente las habilidades relevantes para el desarrollo de los lectores literarios, así como no presenta orientaciones metodológicas para que la educación literaria y la formación de lectores literarios tengan lugar en las escuelas primarias.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Ensino de literatura
Educação Literária
La Base Curricular Nacional Común - BNCC
Enseñanza de literatura
Educación Literaria
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: FAGUNDES, Flávia Adriana Pereira. A BNCC e a educação literária: um olhar sobre o ensino de literatura no ensino fundamental. 23 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8459
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVIA ADRIANA PEREIRA FAGUNDES.pdfFlávia Adriana Pereira Fagundes 2021439.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.