???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8459
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Santiago Bretanha | - |
dc.creator | Fagundes, Flávia Adriana Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-24T15:42:59Z | - |
dc.date.available | 2023-06-23 | - |
dc.date.available | 2023-06-24T15:42:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | FAGUNDES, Flávia Adriana Pereira. A BNCC e a educação literária: um olhar sobre o ensino de literatura no ensino fundamental. 23 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8459 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação Literária | pt_BR |
dc.subject | La Base Curricular Nacional Común - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de literatura | pt_BR |
dc.subject | Educación Literaria | pt_BR |
dc.title | A BNCC e a educação literária: um olhar sobre o ensino de literatura no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Santiago Bretanha | - |
dc.contributor.referee2 | Caetano, Virgínia Barbosa Lucena | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Renan Cardoso Gomes da | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada pela primeira vez em 2015, sendo caracterizada como um documento que normatiza a elaboração das propostas curriculares da educação básica no brasil. Em sua construção, busca-se sedimentar os princípios gerais apresentados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Seu propósito é o de situar conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem alcançar e fortalecer no decorrer de sua formação básica. Diante desses pressupostos, o presente trabalho tem o objetivo de compreender os modos como a BNCC prevê o ensino de literatura no ensino fundamental. Para tanto, realiza uma análise de três excertos da BNCC através de uma pesquisa qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa bibliográfica (GIL, 2002). Através da pesquisa qualitativa e das análises realizadas, compreende-se que a BNCC não abrange suficientemente as habilidades pertinentes ao desenvolvimento do leitor literário, assim como também não apresenta direções metodológicas para que a educação literária e a formação de leitores literários se efetuem no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | La Base Curricular Nacional Común (BNCC) fue publicada por primera vez en 2015, caracterizándose como un documento que regula la elaboración de propuestas curriculares para la educación básica en Brasil. En su construcción, busca sedimentar los principios generales presentados por la Ley de Directrices y Bases (LDB) y los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN). Su finalidad es situar los conocimientos, habilidades y destrezas que todo alumno debe alcanzar y potenciar durante su educación básica. Dados estos presupuestos, este trabajo pretende comprender las formas en que la BNCC prevé la enseñanza de la literatura en la escuela primaria. Para ello, realiza un análisis de tres fragmentos de la BNCC mediante una investigación cualitativa, empleando los fundamentos teóricos y metodológicos de la investigación bibliográfica (GIL, 2002). A través de la investigación cualitativa y de los análisis realizados, se comprende que la BNCC no cubre suficientemente las habilidades relevantes para el desarrollo de los lectores literarios, así como no presenta orientaciones metodológicas para que la educación literaria y la formación de lectores literarios tengan lugar en las escuelas primarias. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
FLÁVIA ADRIANA PEREIRA FAGUNDES.pdf | Flávia Adriana Pereira Fagundes 2021 | 439.15 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???