Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8448
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Desafios na inserção das novas tecnologias na educação básica: um estudo de caso com professores da educação infantil em uma escola pública no município de Santo Antônio do Descoberto/GO
Autor(es): Silva, Lucineide Quitéria da Conceição
Primeiro Orientador: Martins, Sidney Pires
1° Membro da banca: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
2° Membro da banca: Queiroz, Darlene Camargo Gomes de
Resumo: Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, consubstanciado a partir dos autores estudados. Atualmente é possível visualizar uma mudança significativa no ensino, com a chegada da era tecnológica, ainda que a manifestação da informação e comunicação progrida de forma precária. Faz-se necessário projetar uma política pública direcionada a educação, com o objetivo de gerar de fato, condições de acesso à informação e avanço na atualização cultural e reflexões sobre eles. Com a inserção dessas novas tecnologias é imprescindível não perder a centralidade adquirida nos novos contextos sociais e políticos, garantindo assim o acesso universal a uma educação de boa qualidade a todos os sujeitos. Nesta perspectiva o docente poderá ter um mais olhar crítico em relação a sua formação, repensando sua prática pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar segundo desafios encontrados pelos docentes na inserção das novas tecnologias na educação infantil. Fora realizado uma revisão bibliográfica na base de dados Google Acadêmico, utilizando operadores booleanos (and, not, or), na pesquisa e identificação dos artigos que relacionados ao tema proposto.
Abstract: This article is a bibliographic review, based on the studied authors. Currently, it is possible to visualize a significant change in teaching, with the arrival of the technological era, although the manifestation of information and communication progresses precariously. It is necessary to design a public policy aimed at education, with the objective of actually generating conditions for access to information and advancement in cultural updating and reflections on them. With the insertion of these new technologies, it is essential not to lose the centrality acquired in the new social and political contexts, thus guaranteeing universal access to good quality education for all subjects. In this perspective, the teacher will be able to have a more critical look in relation to his training, rethinking his pedagogical practice. This research has the general objective of analyzing the challenges encountered by teachers in the insertion of new technologies in early childhood education. A bibliographic review was carried out in the Google Scholar database, using Boolean operators (and, not, or), in the search and identification of articles related to the proposed theme.
Palavras-chave: Educação
Inovações tecnológicas
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Escolas
Tecnologia
Pandemias
Education
Technological innovations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citação: SILVA, Lucineide Quitéria da Conceição. Desafios na inserção das novas tecnologias na educação básica: um estudo de caso com professores da educação infantil em uma escola pública no município de Santo Antônio do Descoberto/GO. 2023. 21 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8448
Data do documento: 15-Mai-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Mídia e Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucineide Quitéria da Conceição Silva 2023.pdf444.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.