Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8448
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | Desafios na inserção das novas tecnologias na educação básica: um estudo de caso com professores da educação infantil em uma escola pública no município de Santo Antônio do Descoberto/GO |
Autor(es): | Silva, Lucineide Quitéria da Conceição |
Primeiro Orientador: | Martins, Sidney Pires |
1° Membro da banca: | Parzianello, Sandra Regina Barbosa |
2° Membro da banca: | Queiroz, Darlene Camargo Gomes de |
Resumo: | Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, consubstanciado a partir dos autores estudados. Atualmente é possível visualizar uma mudança significativa no ensino, com a chegada da era tecnológica, ainda que a manifestação da informação e comunicação progrida de forma precária. Faz-se necessário projetar uma política pública direcionada a educação, com o objetivo de gerar de fato, condições de acesso à informação e avanço na atualização cultural e reflexões sobre eles. Com a inserção dessas novas tecnologias é imprescindível não perder a centralidade adquirida nos novos contextos sociais e políticos, garantindo assim o acesso universal a uma educação de boa qualidade a todos os sujeitos. Nesta perspectiva o docente poderá ter um mais olhar crítico em relação a sua formação, repensando sua prática pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar segundo desafios encontrados pelos docentes na inserção das novas tecnologias na educação infantil. Fora realizado uma revisão bibliográfica na base de dados Google Acadêmico, utilizando operadores booleanos (and, not, or), na pesquisa e identificação dos artigos que relacionados ao tema proposto. |
Resumen : | This article is a bibliographic review, based on the studied authors. Currently, it is possible to visualize a significant change in teaching, with the arrival of the technological era, although the manifestation of information and communication progresses precariously. It is necessary to design a public policy aimed at education, with the objective of actually generating conditions for access to information and advancement in cultural updating and reflections on them. With the insertion of these new technologies, it is essential not to lose the centrality acquired in the new social and political contexts, thus guaranteeing universal access to good quality education for all subjects. In this perspective, the teacher will be able to have a more critical look in relation to his training, rethinking his pedagogical practice. This research has the general objective of analyzing the challenges encountered by teachers in the insertion of new technologies in early childhood education. A bibliographic review was carried out in the Google Scholar database, using Boolean operators (and, not, or), in the search and identification of articles related to the proposed theme. |
Palabras clave : | Educação Inovações tecnológicas Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Escolas Tecnologia Pandemias Education Technological innovations |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Especialização em Mídia e Educação |
Citación : | SILVA, Lucineide Quitéria da Conceição. Desafios na inserção das novas tecnologias na educação básica: um estudo de caso com professores da educação infantil em uma escola pública no município de Santo Antônio do Descoberto/GO. 2023. 21 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8448 |
Fecha de publicación : | 15-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Mídia e Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucineide Quitéria da Conceição Silva 2023.pdf | 444.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.