Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8425
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Investigando o lugar da literatura a partir da perspectiva de estudantes do ensino médio |
Autor(es): | Silveira, Elissandra Ramos |
Primeiro Orientador: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
1° Membro da banca: | Alvarez , Isaphi Marlene Jardim |
2° Membro da banca: | Córdoba, Alexander Severo |
3° Membro da banca: | Oliveira, Lisiane Inchauspe de |
Resumo: | O presente TCC discute sobre a perspectiva do aluno perante o universo literário que vem sendo trabalhada no Ensino Médio, verificando como acontece a adesão à leitura, e como esta pode influenciar na sua formação. Acredita-se que a literatura possa atuar no contexto escolar como um instrumento de conhecimento, contribuindo no desenvolvimento de outras habilidades, tais como, a comunicação, a escrita e a valorização pessoal; através por meio, então, do reconhecimento de grandes autores que servem de referenciais literários. O objetivo principal é verificar com que frequência alunos de uma escola privada realizam a leitura de livros literários. Para isso, como instrumento de pesquisa, optou-se pela aplicação de um questionário encaminhado a estes estudantes, por meio da ferramenta do Google Forms. Mediante esta coleta de dados e, também, a partir de observações da turma via Google Meet, foi possível analisar e refletir sobre estas devolutivas e participações dos alunos. Além disso, o estudo se configura enquanto uma pesquisa qualitativa e quantitativa, pois, além de trazer dados numéricos, traz também aportes teóricos e respostas escritas dos entrevistados. Para fundamentar este estudo, o mesmo está alicerçado com bases extraídas de referenciais, tais como, Paulo Freire (1989), Marisa Lajolo (1999), Rildo Cosson (2011), Martins (1994), Silva (2003) Orlandi (2003) entre outros autores que refletem sobre a Literatura e Educação. A partir deste apanhado de informações, tornou-se possível a idealização deste artigo que, espera-se servir de fonte de reflexão sobre a importância de práticas de leitura no ambiente escolar, além de motivar outros estudos sobre a temática. |
Abstract: | This TCC discusses the student's perspective on the literary universe that has been worked on in High School, verifying how adherence to reading happens, and how it can influence their education. It is believed that literature can act in the school context as an instrument of knowledge, contributing to the development of other skills, such as communication, writing and personal enhancement; through, then, the recognition of great authors who serve as literary references. The main objective is to verify how often students from a private school read literary books. For this, as a research instrument, it was decided to apply a questionnaire sent to these students, through the Google Forms tool. Through this data collection and also from observations of the class via Google Meet, it was possible to analyze and reflect on these feedbacks and student participation. In addition, the study is configured as a qualitative and quantitative research, as, in addition to providing numerical data, it also brings theoretical contributions and written responses from the interviewees. To support this study, it is supported by bases extracted from references, such as Paulo Freire (1989), Marisa Lajolo (1999), Rildo Cosson (2011), Martins (1994), Silva (2003) Orlandi (2003) between other authors who reflect on Literature and Education. From this collection of information, it became possible to idealize this article, which is expected to serve as a source of reflection on the importance of reading practices in the school environment, in addition to motivating further studies on the subject. |
Palavras-chave: | Formação de leitores Ensino da Literatura Leitura Reader formation Teaching of Literature Reading |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | SILVEIRA, Elissandra Ramos. Investigando o lugar da literatura a partir da perspectiva de estudantes do ensino médio. 40 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8425 |
Data do documento: | 21-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELISSANDRA RAMOS SILVEIRA.pdf | Elissandra Ramos Silveira 2021 | 862.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.