???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8425
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alvarez, Isaphi Marlene Jardim-
dc.creatorSilveira, Elissandra Ramos-
dc.date.accessioned2023-06-05T18:50:44Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-06-05T18:50:44Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Elissandra Ramos. Investigando o lugar da literatura a partir da perspectiva de estudantes do ensino médio. 40 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8425-
dc.description.abstractThis TCC discusses the student's perspective on the literary universe that has been worked on in High School, verifying how adherence to reading happens, and how it can influence their education. It is believed that literature can act in the school context as an instrument of knowledge, contributing to the development of other skills, such as communication, writing and personal enhancement; through, then, the recognition of great authors who serve as literary references. The main objective is to verify how often students from a private school read literary books. For this, as a research instrument, it was decided to apply a questionnaire sent to these students, through the Google Forms tool. Through this data collection and also from observations of the class via Google Meet, it was possible to analyze and reflect on these feedbacks and student participation. In addition, the study is configured as a qualitative and quantitative research, as, in addition to providing numerical data, it also brings theoretical contributions and written responses from the interviewees. To support this study, it is supported by bases extracted from references, such as Paulo Freire (1989), Marisa Lajolo (1999), Rildo Cosson (2011), Martins (1994), Silva (2003) Orlandi (2003) between other authors who reflect on Literature and Education. From this collection of information, it became possible to idealize this article, which is expected to serve as a source of reflection on the importance of reading practices in the school environment, in addition to motivating further studies on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEnsino da Literaturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReader formationpt_BR
dc.subjectTeaching of Literaturept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleInvestigando o lugar da literatura a partir da perspectiva de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Alvarez , Isaphi Marlene Jardim-
dc.contributor.referee2Córdoba, Alexander Severo-
dc.contributor.referee3Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente TCC discute sobre a perspectiva do aluno perante o universo literário que vem sendo trabalhada no Ensino Médio, verificando como acontece a adesão à leitura, e como esta pode influenciar na sua formação. Acredita-se que a literatura possa atuar no contexto escolar como um instrumento de conhecimento, contribuindo no desenvolvimento de outras habilidades, tais como, a comunicação, a escrita e a valorização pessoal; através por meio, então, do reconhecimento de grandes autores que servem de referenciais literários. O objetivo principal é verificar com que frequência alunos de uma escola privada realizam a leitura de livros literários. Para isso, como instrumento de pesquisa, optou-se pela aplicação de um questionário encaminhado a estes estudantes, por meio da ferramenta do Google Forms. Mediante esta coleta de dados e, também, a partir de observações da turma via Google Meet, foi possível analisar e refletir sobre estas devolutivas e participações dos alunos. Além disso, o estudo se configura enquanto uma pesquisa qualitativa e quantitativa, pois, além de trazer dados numéricos, traz também aportes teóricos e respostas escritas dos entrevistados. Para fundamentar este estudo, o mesmo está alicerçado com bases extraídas de referenciais, tais como, Paulo Freire (1989), Marisa Lajolo (1999), Rildo Cosson (2011), Martins (1994), Silva (2003) Orlandi (2003) entre outros autores que refletem sobre a Literatura e Educação. A partir deste apanhado de informações, tornou-se possível a idealização deste artigo que, espera-se servir de fonte de reflexão sobre a importância de práticas de leitura no ambiente escolar, além de motivar outros estudos sobre a temática.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ELISSANDRA RAMOS SILVEIRA.pdfElissandra Ramos Silveira 2021862.4 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???