Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8365
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores para a educação das relações étnico-raciais: contribuições do cinema negro
Autor(es): Pacheco, Janice da Silva
Primeiro Orientador: Alves, Simone Silva
Segundo Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
3° Membro da banca: Meinerz, Carla Beatriz
4° Membro da banca: Selbach, Paula Trindade da Silva
Resumo: Este relatório crítico-reflexivo é o resultado de uma pesquisa-intervenção formação de professores para a educação das relações étnico-raciais e a contribuição do cinema negro. A questão investigativa que orientou o estudo foi: Como os filmes do cinema negro podem contribuir para a formação de professores para uma educação antirracista? E, como objetivo geral: desenvolver e analisar uma formação continuada de professores apresentando o cinema negro como elemento para a construção de uma educação antirracista no município de canoas/RS, Adotou-se a pesquisa-intervenção realizada com professores da Rede de Ensino Municipal de Canoas/RS. Foram realizados quatro encontros síncronos de formação, através do Google Meet, devido à epidemia do Coronavírus. Organizou-se as análises da pesquisa-intervenção, mostrando as contribuições das legislações e políticas públicas educacionais para a educação das relações étnico-raciais e o cinema negro. E ainda categorizando a intervenção em quatro fases: negação, confronto. imersão e autonomia. Destaca-se que a formação possibilitou a discussão de práticas pedagógicas com o cinema negro, mostrando a necessidade de discussões sobre conceitos quanto a raça, etnia e legislação sobre a ERER. E, ainda, aponta-se que a formação continuada é importante para o professor, para que reflita sobre sua prática, as aprendizagens dos alunos e o seu exercício profissional de modo a efetivamente contribuir para uma educação antirracista.
Resumen: Este informe crítico-reflexivo es el resultado de una investigación-intervención sobre la formación docente para la educación de las relaciones étnico-raciales y el aporte del cine negro. La pregunta de investigación que guió el estudio fue: ¿Cómo pueden contribuir las películas de cine negro a la formación de docentes para una educación antirracista? Y, como objetivo general: desarrollar y analizar una formación continua de profesores presentando el cine negro como elemento para la construcción de una educación antirracista en el municipio de canoas/RS Canoas/RS. Se realizaron cuatro reuniones de capacitación sincrónicas, a través de Google Meet, debido a la epidemia de Coronavirus. Se organizó el análisis de la investigación-intervención, mostrando los aportes de la legislación educativa y las políticas públicas para la educación de las relaciones étnico-raciales y el cine negro. Y aún categorizando la intervención en cuatro fases: negación, confrontación. inmersión y autonomía. Se destaca que la capacitación posibilitó la discusión de prácticas pedagógicas con cine negro, mostrando la necesidad de discusiones sobre conceptos de raza, etnia y legislación sobre la ERER. Y sin embargo, se señala que la formación continua es importante para los docentes, para que reflexionen sobre su práctica, el aprendizaje de los estudiantes y su ejercicio profesional para contribuir efectivamente a una educación antirracista.
Palavras-chave: Educação da relações étnico-raciais
Cinema negro
Educação antirracista
Formação continuada de professores
Educación de las relaciones étnico-raciales
Cine negro
Educación antirracista
Formación continua del profesorado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: PACHECO, Janice da Silva. Formação de professores para a educação das relações étnico-raciais: contribuições do cinema negro. 131 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8365
Data do documento: 31-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janice da Silva Pacheco.pdfJanice da Silva Pacheco 202322.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.