Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8363
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Investigação sobre a formação continuada de professores na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sul
Autor(es): Borges, Patrícia Bisso Paz
Primeiro Orientador: Goi, Mara Elisângela Jappe
1° Membro da banca: Hartmann, Angela Maria
2° Membro da banca: Sartori, Paulo Henrique dos Santos
Resumo: Neste texto apresenta-se o trabalho final do curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, que tem como temática a Formação Continuada de professores. O objetivo é investigar de que forma estão sendo realizadas as Formações Continuadas na Rede Pública de Ensino no Estado do Rio Grande do Sul. A investigação desenvolveu-se através de questionários, com perguntas abertas e fechadas enviadas às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs. Com a posse das respostas, emergiram categorias de análise mais abrangentes, contemplando as informações selecionadas e o reagrupamento destas, pelo método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As categorias que emergiram foram: Natureza das Formações Continuadas; Temáticas desenvolvidas durante as Formações Continuadas; e, Formações Continuadas para área de Ciências da Natureza oferecidas pela Coordenadoria do Estado do RS. Concluiu-se que, mais do que suprir lacunas, é importante aos professores e suas Coordenadorias, discussão e reflexão sobre as práticas realizadas no processo de Ensino, assim como identificar potencialidades e propor práticas inovadoras em suas formações.
Resumen : In this text we present the final work of the specialization course in education of science and technology from the Federal University of Pampa-UNIPAMPA, with the theme of Continuing Education. The goal is to investigate how the graduations are taking place, in public schools in the State of Rio Grande do Sul. The research developed through questionnaires, with open and closed questions sent to Regional Education Departments – CREs. Upon obtaining response to these questionnaires, a wider range of categories have emerged, by using the response information and the regrouping of the same, using the method of content analysis (BARDIN, 2011).The categories that emerged were: nature of Continuing Training; Themes developed during the Ongoing Training; and Continued Training for Nature Sciences offered by the State Office of the Rio Grande do Sul. It was concluded that more than ever, it is important to teachers and their state departments to enter in discussions and reflect about the practices carried out in the teaching process, as well as to identify potential and propose innovative teaching skills to the graduation process.
Palabras clave : Formação Continuada
Ensino de Ciências da Natureza
Rede Pública
Rio Grande do Sul
Continuing Education
Natural Science Teaching
Public Schools
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Curso: Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição
Citación : BORGES, Patrícia Bisso Paz. Investigação sobre a formação continuada de professores na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sul. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8363
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Científica e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Patrícia Bisso Paz Borges - 2018.pdf647.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.