Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A interferência da dislexia no processamento da leitura
Autor(es): Carvalho , Deidiane de Oliveira de
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
1° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
2° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
3° Membro da banca: Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida
Resumo: A dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita, que possivelmente só é diagnosticada quando a criança começa sua jornada escolar. Por não tratar-se de uma doença e sim um distúrbio neurológico, congênito e hereditário, que se for diagnosticado precocemente e tratado corretamente pode ser superado, o presente trabalho buscou, através de uma pesquisa qualitativa, investigar o que estudiosos apontam em relação às interferências da dislexia no processamento da leitura, o qual verifica-se a falta de estudos aprofundados do estudante disléxico nos anos finais do Ensino fundamental, momento este que o estudante passa a ter contato com textos mais complexos, Além disso, realizou-se uma pesquisa de campo com professores de Língua Portuguesa para compreender as metodologias de ensino, utilizadas em sala de aula com estudantes disléxicos já alfabetizados no Ensino Fundamental da Educação Básica, para uma possível superação do distúrbio da dislexia, no qual percebe-se que os professores possuem conhecimentos e práticas pedagógicas adequadas a cada necessidade, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) na educação brasileira.
Resumen : Dyslexia is a difficulty in learning to read and write, which is possibly only diagnosed when the child begins his school day. As it is not a disease, but a neurological, congenital and hereditary disorder, which, if diagnosed early and treated correctly, can be overcome, the present work sought, through qualitative research, to investigate what scholars point out in relation to interference. of dyslexia in reading processing, which shows the lack of in-depth studies of dyslexic students in the final years of elementary school, at which time the student starts to have contact with more complex texts. field with Portuguese language teachers to understand the teaching methodologies used in the classroom with dyslexic students already literate in Basic Education, for a possible overcoming of dyslexia disorder, in which it is clear that teachers have knowledge and pedagogical practices suited to each need, as proposed by the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2018) in ed Brazilian ucation.
Palabras clave : Concepções de linguagem
Processamento da leitura
Dislexia
Language concepts.
Reading processing
Dyslexia
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : CARVALHO, Deidiane de Oliveira de. A interferência da dislexia no processamento da leitura. 29 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8362
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DEIDIANE DE OLIVEIRA DE CARVALHO.pdfDeidiane de Oliveira de Carvalho 2021920.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.