Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8306
Tipo: Dissertação
Título: As experiências do ensino remoto emergencial na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Santana do Livramento, em tempos de pandemia por COVID-19: desafios e des(encontros)
Título(s) alternativo(s): The experiences of emergency remote teaching at the Federal University of Pampa - Unipampa, Santana do Livramento campus, in times of the COVID-19 pandemic: challenges and dis(meetings)
Autor(es): Los Santos, Sabrina Chaves de
Primeiro Orientador: Adão, Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira
1° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
2° Membro da banca: Ferraz, Rafael Camargo
3° Membro da banca: Behr, Ariel
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as experiências e os desafios vivenciados pelos agentes inseridos na Universidade Federal do Pampa- Unipampa – campus Santana do Livramento, no que tange ao Ensino Remoto Emergencial em tempos de Pandemia da COVID-19. A partir dos resultados da pesquisa apresenta-se um panorama para análise e uma prática reflexiva com o intuito de identificar os maiores obstáculos e as oportunidades advindas de um fenômeno posto de forma abrupta e inédita. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, tendo como unidade de análise o campus de Santana do Livramento. Com este estudo do tipo descritivo e de cunho qualitativo que teve o uso de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos (relatórios e gráficos) e observação participante como instrumentos de coleta de dados e sua posterior análise, foi possível identificar os elementos presentes e percebidos pelos agentes envolvidos no processo assim como também os seus efeitos no retorno as atividades presenciais. Destaca-se o fato de que o Ensino Remoto Emergencial causou consideráveis transformações e alguns aspectos excludentes se tornaram ainda mais visíveis, como a desigualdade social, tecnológica e econômica. Contudo, conclui-se que por maiores que sejam as desigualdades presentes em nossa sociedade, o ensino remoto abriu precedentes para novas formas de aprender, ressignificar e descobrir um mundo de oportunidades, diante da amplitude e complexidade que representa a educação. Esta pesquisa está vinculada ao Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa.
Abstract: The present study aims to analyze the experiences and challenges experienced by agents inserted in the Federal University of Pampa-Unipampa - Santana do Livramento campus, regarding Emergency Remote Teaching in times of the COVID 19 Pandemic. Based on the results of the research, we seek to present an overview for analysis and a reflective practice in order to identify the greatest obstacles and opportunities arising from a phenomenon presented in an abrupt and unprecedented way. For this, it was carried out through a case study, having as unit of analysis the campus of Santana do Livramento. With this descriptive and qualitative study that used semi-structured interviews, document analysis and participant observation as instruments for data collection and subsequent analysis, it was possible to identify the elements present and perceived by the agents involved in the process as well as also its effects on the return to face-to-face activities. It is noteworthy that Emergency Remote Teaching has caused considerable transformations and some exclusionary aspects have become even more visible, such as social, technological and economic inequality. However, it is concluded that no matter how great are the inequalities present in our society, remote teaching has opened precedents for new ways of learning, resignifying and discovering a world of opportunities, given the breadth and complexity that education represents. This research is linked to the Observatory of University Management for Inclusion and Social Development of Pampa.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Experiências
Desafios
Universidade Federal do Pampa
Emergency Remote Teaching
Pandemic
Experiences
Challenges
Federal University of Pampa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Curso: Mestrado Acadêmico em Administração
Citação: LOS SANTOS, Sabrina Chaves de. As experiências do ensino remoto emergencial na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Santana do Livramento, em tempos de pandemia por COVID-19: desafios e des(encontros). 88 p. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8306
Data do documento: 6-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA CHAVES DE LOS SANTOS - 2022.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.